4 ferramentas para aumentar a conversão na sua venda de cursos online

Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você que melhorar a sua venda de cursos on-line, precisa conhecer algumas ferramentas e práticas importantes, que vão aumentar a conversão e otimizar os resultados do seu negócio. Desde a experiência do usuário até o processo de marketing, você pode investir em diferentes aspectos do processo.

Pronto para transformar seu curso on-line em um sucesso de vendas? Conheça agora 4 ferramentas e estratégias úteis para você converter muito mais.

1 – Use o endosso como estratégia de venda

O endosso é uma grande ferramenta de venda. Ele transmite ao seu cliente a noção de que o seu produto é de qualidade e de confiança, e você pode usar essa estratégia na hora de oferecer o seu curso on-line.

Como fazer isso? É simples! Você pode conquistar uma certificação de alguma instituição reconhecida e usar como um selo de garantia, por exemplo; pode criar um selo novo que diz quantos usuários satisfeitos aquele curso já teve; ou até incluir os depoimentos positivos de usuários que já fizeram o curso.

Essa ferramenta pode ser o que faltava para convencer o potencial cliente a confiar em você e comprar o seu curso, afinal, nada como um comprovante de qualidade emitido por quem mais importa: o público! Experimente e veja os resultados.

2 – Tenha um UX inteligente

UX é uma sigla em inglês para User Experience, um campo de atuação que cuida da experiência que o usuário tem dentro do seu site. Caso você ainda não saiba, o UX tem grande influência na taxa de conversão de uma página e pode ajudar bastante na sua venda de cursos on-line.

Várias pesquisas apontam que quase metade dos usuários que abandonam o carrinho de compras em um e-commerce o fazem porque ficam perdidos, confusos e não conseguem finalizar o processo com facilidade. Isso significa que seu site precisa ter uma boa usabilidade, ser claro e facilitar o caminho para o usuário. Afinal, ele não quer ter trabalho para adquirir o seu curso — na verdade, ele quer mais facilidade — e se você tem um site complexo, isso pode significar também que o seu curso vai ser difícil de entender e acessar.

Faça testes de usabilidade e veja se seus usuários estão encontrando dificuldades em qualquer funcionalidade ou etapa de compra no site. Conserte o que for preciso e você vai ver sua conversão melhorar bastante!

3 – Google Analytics Content Experiments

Como falamos em teste de usabilidade acima, vamos te contar agora sobre uma ferramenta que te ajuda exatamente a fazer isso: o Google Analytics Content Experiments.

É uma nova ferramenta do Google que permite testes comparativos do tipo A/B, com seu site. Por exemplo, você coloca dois tipos de página no ar: uma com botão de call to action azul e a outra com o botão vermelho. Com a ferramenta você pode comparar o resultado das conversões nas duas páginas e descobrir qual gera melhores resultados.

4 – Automação de marketing

A automação de marketing é uma das estratégias mais enriquecedoras de alimentação e conversão de leads da atualidade. Ela monitora o usuário enquanto ele caminha no funil de vendas, ou seja, enquanto ele cria laços com sua marca ou produto. E envia a mensagem certa, na hora certa, aumentando muito as chances de fechar bons negócios.

Com a ferramenta de automação de marketing, você pode, por exemplo, enviar e-mail marketing com desconto na compra para quem abandonou o carrinho, como forma de atrair novamente o cliente desistente; ou pode, simplesmente, nutrir com conteúdos relevantes aqueles usuários que acabaram de conhecer sua marca e o seu curso.

Essa estratégia é ideal para você ser mais assertivo na comunicação e direcionar melhor seus leads para a compra.

Gostou das nossas dicas? Conhece alguma outra ferramenta para melhoras a sua venda de cursos on-line? Deixe um comentário e divida com a gente!