Fazer uma transmissão ao vivo pela internet seja um hangout, webinar ou até mesmo o show de algum artista, demanda um bom tempo na elaboração e produção do material para deixar tudo perfeito. Mas quando se trata de chamar a atenção do público, muita gente não sabe bem por onde começar.
Mesmo que seu conteúdo seja excelente e de qualidade, a baixa audiência pode ser um grande vilão. Para que isso não aconteça, veja cinco dicas preciosas para atrair seu público de forma eficiente:
Planejamento
Antes de sair falando sobre o evento, planeje-se. Pense em qual público quer atingir e como ele se comporta — isso diz muito sobre o tipo de comunicação a ser feita. Não deixe para fazer a estratégia de marketing na última hora, pois uma boa execução exige um bom timing. Comece a divulgação três ou quatro semanas antes e fique atento à resposta do público, observando o que funciona e, se for preciso, faça mudanças.
Blogs e sites
Os primeiros lugares onde você deve divulgar o evento são no próprio blog e no site da empresa. Coloque todos os detalhes e informações relevantes, como o perfil do convidado, no caso de uma palestra, a lista de bandas (no caso de um show), ou o tema do webinar, mas sempre dê um destaque especial para os benefícios que a transmissão vai trazer, como imagens exclusivas, conteúdo inovador, conhecimentos especificos etc.
Conte tudo o que puder sobre o evento em seus canais, mas tome cuidado para não ser repetitivo e inconveniente fazendo posts demais. É importante manter tudo atualizado, pois além de servir para os interessados se informarem, também será uma fonte para outros sites e blogs que queiram indicar o evento.
Redes sociais
Segundo a ComScore, cerca de 90% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, por isso, espalhar a notícia através delas é extremamente importante. Lembre-se de focar nas plataformas onde o seu público está e navega, seja o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram ou algum outro, mas não limite-se apenas ao seu perfil ou página, use os fóruns e grupos disponíveis a seu favor — só preste atenção nas regras do moderador para não ser banido.
E-mail marketing
Diferente do que muitos acreditam, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes de marketing digital, basta usá-lo da maneira correta. Comece seguindo algumas regras:
- Mande o e-mail apenas para a lista de contatos que achará o tema relevante. Ao fazer isso, você tem uma ação direcionada — e consequentemente mais assertiva —, evitando espantar os outros contatos do mailing ou ser marcado como spam;
- Faça um planejamento que envolva o disparo de mais de um e-mail (cuidado com a quantidade e intervalos para não se tornar chato), com informações diferentes e que mantenham uma conexão entre si. Deixe o último deles para o dia que antecede o evento (essa medida pode aumentar consideravelmente o número de participantes);
- Crie uma conexão, seja contando história ou disponibilizando algum conteúdo rico que tenha relação com o tema do evento;
- Faça uma circular interna para avisar os seus funcionários e incentivá-los a participar e divulgar o evento.
Conteúdo relevante
Planeje seu marketing de conteúdo pensando em longo prazo, assim, poderá reutilizar os conteúdos relacionados, como e-books, vídeos ou infográficos e ampliar seus canais de comunicação. Por exemplo, você pode reutilizá-los:
- Elaborando novos posts para o blog;
- Transformando algumas das informações em “Perguntas e dúvidas frequentes”;
- Dividindo o conteúdo em vídeos curtos;
- Promovendo todo o material nas redes sociais;
- Produzindo videocasts;
- Realizando entrevistas com os convidados.
Para ter uma transmissão online bem sucedida, é preciso dedicação e tempo, por isso prepare tudo com antecedência. Dê atenção às dicas e fique atento aos resultados ao longo do caminho. Se algo não estiver funcionando, não tenha medo de fazer mudanças.
E então, conhece outra maneira de aumentar sua audiência? Conte para nós!