Cada vez mais empresas dos mais variados seguimentos tem optado por fazer transmissões ao vivo. Trata-se de uma estratégia para que mais pessoas possam acompanhar algum anúncio da organização, ou até mesmo para aproximar o público da marca, gerando engajamento.
Os motivos são diversos, mas é indiscutível que estamos na era das lives, seja através das principais redes sociais ou em canais de produção de conteúdo em vídeo, como o YouTube. São vários os benefícios que essa estratégia pode trazer para a empresa e as transmissões ao vivo caíram no gosto dos internautas.
Mas para que uma live traga bons resultados, é preciso investir em uma produção de qualidade, com uma boa estrutura e equipamentos de última geração. E para isso, a realização de transmissões ao vivo em estúdios de gravação são ideais.
Saiba por quê!
1. Diversificação de formatos
Em um estúdio de gravação, estruturado para transmissões ao vivo, você pode escolher entre diferentes formatos: eventos presenciais, online e híbridos.
No presencial, todo o evento ocorre no estúdio e sendo transmitido para uma plataforma de transmissão (privada ou pública), através de softwares de produção de vídeo ao vivo, instalados na rede de computadores do estúdio.
Em uma transmissão totalmente online, a participação dos convidados se dá por um software para videoconferência, que é retransmitido para a rede interna.
Já no evento híbrido, a participação dos convidados é, ao mesmo tempo, online e presencial: alguns participam via software, enquanto outros podem estar presentes no estúdio. Desta forma, as imagens transmitidas são alternadas durante a transmissão, hora mostrando os participantes online e outra o estúdio.
2. Tecnologia para o cenário
No caso dos eventos presenciais e híbridos, que se passam totalmente ou parte em estúdio, fica disponível a utilização do chroma key ou fundo verde. Com ele, é possível aplicar cenários virtuais 2D ou 3D, dependendo do formato da transmissão.
O cenário pode ser totalmente personalizado, utilizando a identidade visual do evento, marca ou simulando um espaço real – no caso dos cenários 3D. Nesta etapa de pré-produção, vale usar a criatividade junto a equipe de design para garantir um cenário virtual que traduza a ideia do projeto.
Confira: Transmissão ao vivo: como a tecnologia pode ajudar o seu evento
3. Recursos gráficos
A transmissão ao vivo em estúdio também permite uma ampla utilização de recursos gráficos, o que enriquece ainda mais o conteúdo exibido. Na montagem do projeto, com softwares é possível adicionar telas de espera para o início do evento, contagem regressiva, vinheta de abertura, telas ou vídeo de intervalo e vinheta de encerramento.
Há também a possibilidade de utilizar apresentações em Power Point, gráficos e outros recursos que podem ser exibidos durante a transmissão por meio de tecnologia NDI, instalada no dispositivo de quem apresentará o evento ou irá ministrar o conteúdo. Dessa forma, a transmissão ganha um formato mais profissional, tornando a experiência de quem está assistindo mais ordenada e dinâmica.
4. Ampla estrutura
Um dos grandes diferenciais de realizar uma transmissão ao vivo em um estúdio é a estrutura disponível. Além das opções de formatos, cenários e recursos gráficos, em um estúdio você conta com uma estrutura robusta de equipamentos de captação, iluminação e som, que são controlados, de forma remota por meio de uma sala técnica, operada por profissionais de audiovisual, muitas vezes, apoiados por uma equipe de TI.
Confira: Dicas de apresentação em um estúdio de gravação profissional
5. Equipe qualificada
Todo o processo de pré-produção e captação do evento é organizada e controlada por uma equipe de profissionais que inclui produtores, operadores de câmera, técnicos de corte, entre outros, o que resulta em uma transmissão mais segura e fluida, com menos riscos de erros durante a live.
Quer profissionalizar suas transmissões ao vivo? Entre em contato com nossos consultores e tenha acesso a um estúdio de gravação altamente equipado da Voxel Digital!