Atualmente, cada vez mais as pessoas buscam aperfeiçoamento e conhecimento em plataformas digitais. Por isso, produzir cursos on-line e conteúdos que atraiam públicos específicos — e ainda atendam a vasta demanda de oportunidades — não é uma tarefa fácil, porém, o caminho é promissor.
O conteúdo de qualidade deve ser o ponto central do seu curso on-line, deve ser pensado e organizado de forma estratégica, com planejamento, dados relevantes e muito conhecimento. Assim, você consegue transmitir mais conhecimento ao seu público-alvo e chamar a atenção de novos interessados. Quer saber como criar um bom conteúdo? Anote agora algumas dicas e faça do seu curso on-line um sucesso!
Invista em praticidade: otimize o tempo do seu público
Use a seu favor um dos pontos mais positivos do aprendizado on-line: a flexibilidade. Já que o tempo passou a ser um dos bens mais preciosos nos dias de hoje, criar um curso on-line com conteúdos duráveis, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar e que possuam dados e informações que continuarão relevantes é um bom caminho para o sucesso. Além disso, ofereça ao seu público ferramentas variadas de suporte on-line, que servem de apoio, fixação e acompanhamento, otimizando o aprendizado e aumentando a eficiência do seu curso.
Utilize ferramentas variadas
Ferramentas multimídia são de extrema importância na fixação de informações e melhor desempenho dos alunos. Para criar seu conteúdo, pense em diversificá-lo em diferentes formatos, dinamizando as aulas e criando oportunidades diferentes de aprendizado. Dentre as ferramentas mais utilizadas estão:
- Fóruns;
- Vídeo-aulas;
- Teleconferências;
- Chats;
- Slides;
- Plantões de dúvidas;
- Podcasts;
- Material de apoio (pdf, gráficos);
- Artigos.
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Aproxime a linguagem do seu público-alvo
A metodologia deve ir ao encontro da linguagem do seu público-alvo e manter-se inserida na realidade dos profissionais e mercados aos quais você quer se dirigir — se fizer um curso on-line para um determinado nicho, como publicitários ou profissionais de marketing, use os jargões conhecidos e expressões comuns da área. O objetivo é fazer com que a informação seja recepcionada de forma clara e compreensível para todos, então, nada melhor do que se adequar à realidade do seu público.
Roteirize seus conteúdos
Fazer curso on-line exige certa organização quanto aos conteúdos que serão veiculados, e a roteirização dessas informações pode ser o elemento chave. No projeto de roteirização, deve se levar em conta:
- Conteúdo a ser propagado e qual o público-alvo;
- Exposição da informação e formato (sempre pense em dois formatos: pdf e vídeo-aula, teleconferência e vídeo-aula disponível, etc);
- Revisão a cada mudança de tema;
- Exercícios de fixação e revisão que podem oscilar entre questões abertas e fechadas;
- Participação de Fóruns a cada término de módulo;
- Opinião sobre artigo;
- Participação em chats (sempre que possível).
Avalie os alunos e faça um acompanhamento com eficácia
Levando em consideração os conhecimentos e exigências para o sucesso daqueles que utilizarão o seu curso on-line, para garantir a fixação — e eficácia — do conteúdo, é necessário pensar em formas de avaliar o seu progresso. Para isso, na hora de conceber seu conteúdo, pense também em incluir métodos de acompanhamento, como:
- Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA);
- Comunicação direta com os alunos através de chats e vídeoconferências;
- Comunicação entre alunos (fóruns);
- Métodos avaliativos;
- Materiais de apoio (áudio, escrito).
Reconheça os resultados
Peça — e absorva — feedbacks sobre o conteúdo para seus alunos e público em geral. Afinal, ninguém melhor do que eles para saber o que está funcionando ou não, para onde se pode caminhar, pontos a melhorar, etc. Abra um canal de comunicação direta com eles e mostre-se receptivo, adotando sugestões sempre que elas fizerem sentido e realmente agreguem valor ao seu conteúdo.
Pronto para criar o seu próprio curso on-line? Ainda tem dúvidas sobre esse processo? Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário!