Inteligência artificial, movimentações de conta via app, terminais de autoatendimento cada vez mais completos. Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia tem auxiliado os bancos a atenderem melhor seus clientes.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte em 2018, intitulada Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, mostrou que os investimentos em tecnologia feitos pelo setor financeiro no Brasil somaram R$ 19,5 bilhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Dessa forma, a tendência é a crescente automação de processos e canais de relacionamento bancário, o que podemos estender para sua comunicação in loco (nas agências). Além da digitalização da informação, a experiência do cliente está em foco quando se trata de modernização no setor.
Uma das soluções de comunicação em destaque se trata das TVs Corporativas, Murais ou Painéis Digitais. Com a estratégia correta, o uso dessas mídias de Digital Signage nas agências bancárias e pontos de atendimento pode alavancar vendas, reforçar a identidade da instituição, promover produtos e serviços, além de instruir o cliente sobre decisões financeiras. Tudo isso torna o assunto “economia e finanças” mais acessível e desmistificado perante o público, o que só traz benefícios para todos.
Neste post, você poderá conhecer as principais aplicações das mídias de Digital Signage, e os benefícios que geram quando aliadas à tecnologia e a conteúdo especializado. Acompanhe a seguir!
1. Comunicação diferenciada nas Agências e Pontos de Atendimento
A comunicação digital superou, há muito, a comunicação impressa. Para acompanhar esse ritmo e modernizar as agências com materiais que realmente captam a atenção dos clientes, nada melhor que conteúdos em forma de vídeo e notícias rotativas, que entretêm ao mesmo tempo em que informam.
As TVs Corporativas são a mídia ideal para veiculação de conteúdos institucionais com modernidade, agilidade e atratividade. Com elas, é possível transmitir conteúdos que representam a marca; ressaltam vantagens e benefícios de ser cliente, e explicam produtos e serviços de forma dinâmica, para informar e engajar o cliente com a experiência nas agências bancárias.
2. Facilidade de atualização de conteúdos publicitários e informativos
Campanhas publicitárias costumam ter prazos de validade curtos e alta rotatividade de temas e identidades. É necessário que a comunicação nas agências esteja alinhada às campanhas do banco vigentes na imprensa, como canais de televisão, site, outdoors e etc.
Com o uso das TVs Corporativas nas agências, todo e qualquer tipo de atualização de conteúdo feita no software de gerenciamento das telas tem repercussão imediata em todos os pontos da rede. Ou seja, há muito mais instantaneidade em atualizar a comunicação em centenas ou talvez milhares de agências, ao mesmo tempo.
O conteúdo das TVs Corporativas pode ter adaptações que o tornam adequado para o contato mais dinâmico dos clientes nas agências. Enquanto o público circula, sua atenção deve ser captada em poucos segundos. Isso torna o material para Digital Signage mais impactante e direto, diferentemente das propagandas comuns. Mesmo com características próprias, as estratégias dos vídeos de Digital Signage costumam ser alinhadas com o marketing institucional e com os objetivos de promover determinados produtos e informações.
3. Gestão centralizada: Consistência na comunicação nos diversos pontos da rede
Como ressaltamos, a consistência do marketing institucional é importante nos diversos pontos da rede de agências. Para que isso ocorra de forma coerente, a gestão dos conteúdos deve ser centralizada, o que é possibilitado pelo software de atualização das TVs Corporativas. Um único usuário pode administrar toda a rede, segmentando conteúdo conforme necessário.
O administrador pode criar campanhas para cada canal distribuído por localidade, ou pode veicular conteúdos iguais em todas as telas. Em qualquer caso, o software permitirá a visão global de todos os pontos de veiculação, para a manutenção da consistência da comunicação em todos eles e monitoramento do funcionamento das telas.
4. Interatividade
A tecnologia proporciona formas ativas de consumo de conteúdo ao usuário. Com telas touch screen, por exemplo, o banco pode oferecer aos clientes experiências interativas com produtos e serviços, história da instituição, informações úteis e muito mais. As telas touch estão cada vez mais acessíveis, e são fáceis de se utilizar. Costumam atrair usuários que buscam conteúdo com autonomia e rapidez.
Outro recurso interativo, é a inserção de QR Codes nos conteúdos em vídeo nas TVs, que, quando decodificados no leitor de QR Code do celular do cliente, o direciona a páginas homologadas na internet em que ele pode realizar outras ações relacionadas ao tema do vídeo, como por exemplo, consultar mais informações; ler regulamentos e condições; realizar um cadastro para uma promoção; contratar produtos; baixar um material, e assim em diante.
5. Informações obrigatórias digitalizadas
De acordo com normas do Banco Central (BACEN), as instituições financeiras devem disponibilizar para consulta pública, nas agências, informações de Tarifas para Pessoa Física, Pessoa Jurídica, e informações de PROCON. A isso, somam-se também outros dados institucionais, como telefones úteis, endereços das agências, folheteria e utilidade pública.
Em vez de publicar tais informações em impressos, os bancos podem disponibilizar esse conteúdo de forma digital com a tecnologia para TVs Corporativa. Funciona como uma tela touch screen, na qual o cliente acessa um menu interativo das tarifas e informações, clica no item de seu interesse para consultá-lo e navega entre os tópicos. Além de facilitar o acesso à informação pretendida, esse display proporciona atualizações seguras das tarifas e dados publicados.
6. Segmentação de público-alvo
A comunicação via TV Corporativa pode ser segmentada para o público interno e externo da instituição. Por público interno, nos referimos aos funcionários do banco; e público externo, aos clientes e visitantes das agências. A segmentação de canais permite que se crie e transmita conteúdos para cada público, seguindo as especificidades de comunicação em cada ponto de TV.
Os funcionários, por exemplo, podem receber conteúdos aderentes à comunicação interna, indicadores financeiros, dados de gestão à vista; enquanto, aos clientes, se destinam materiais de marketing, branding, educação financeira e outras temáticas pertinentes à estratégia de relacionamento da instituição.
A segmentação se inicia com esses dois grandes eixos. Dentre cada público, pode-se subdividir mais os conteúdos, como por departamento (funcionários, gerentes, etc) e por tipo de agência (os bancos podem possuir diferentes réguas de relacionamento com seus clientes).
Dessa forma, quanto mais específica para seu espectador, mais eficiente e interessante a comunicação se torna.
7. Relatórios e Métricas
O software de gestão das TVs Corporativas fornece ao gestor relatórios de audiência e desempenho das mídias. Com tais métricas, é possível saber não só quantas pessoas assistiram ao conteúdo, mas também por quanto tempo elas prestaram atenção e qual era seu perfil (gênero e idade). Conhecendo seu público, a instituição poderá sempre otimizar os conteúdos, personalizando-o cada vez mais para os seus clientes.
8. Segurança da Informação
O sistema de gestão das TVs Corporativas deve garantir a segurança da informação, por meio de uma robusta rede de proteção e armazenamento. Essa característica é essencial para a integridade da informação em todo o seu ciclo de distribuição.
A segurança é prioridade nos sistemas da Voxel Digital. Ela oferece todo o serviço de instalação, ativação e manutenção das máquinas, o que garante equipamentos das melhores marcas, devidamente configurados, seguros e atualizados.
Confira alguns atributos que existem para garantir a segurança de TI:
- Todo o conteúdo que passa nas TVs é armazenado em uma central de dados criptografada, o que assegura que não haja desvio de informações;
- Os players (que são os aparelhos reprodutores de conteúdo para as TVs) se comunicam com a central de dados por meio de canais igualmente seguros e criptografados;
- A sinalização digital funciona de modo exclusivo nas máquinas a que se destinam. Isso significa que a programação é determinada pelo software de Digital Signage, e não pode ser manipulada na tela. O acesso às TVs fica totalmente bloqueado para terceiros, ou seja, elas transmitem exclusivamente os conteúdos homologados no software de gerenciamento e são controladas remotamente;
- As TVs ligam e desligam automaticamente nos horários programados, e não tem “botões”, assim, inviabiliza-se ações mal intencionadas ou acidentais de desligamento, mudança de canal e transmissão de conteúdos não oficiais da instituição;
- O sistema é acessível somente perante login, senha e dupla autenticação;
- Todos os conteúdos que passam na TV são programados previamente em uma playlist, ou em um sistema de seleção de notícias, no caso de portais de notícias. Ambos podem passar por moderação especializadas em quantos níveis forem necessários, para que cheguem à tela somente conteúdos aprovados e liberados.
9. Suporte Técnico especializado
Empresas especializadas em Digital Signage fornecem, além da instalação das TVs e da tecnologia, um serviço de suporte técnico e monitoramento contínuo, bem como envio de técnicos para manutenção e reparos nas máquinas, telas e seus componentes. Disponibiliza-se atendimento por telefone e presencial; dessa forma, os clientes podem contar com especialistas que trabalham em prol da perfeita performance dos equipamentos e da tecnologia de Digital Signage.
E então, você já imaginava que existiam tantas possibilidades de comunicação em agências bancárias? Consulte nossos especialistas para a obtenção do melhor projeto de Digital Signage para seu negócio!