As melhores aplicações da Mídia Indoor em negócios

Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 5 minutos

A tecnologia de Digital Signage na midia indoor e sua aplicação em segmentos de negócios

A mídia indoor digital é uma estratégia para marcas que querem se destacar no mercado. A tecnologia de Digital Signage transformou a comunicação que antes era feita por meio dos murais informativos ou pôsteres, gerando possibilidades de conteúdos audiovisuais dinâmicos e atuais. Também é um diferencial competitivo para a marca se destacar fora do universo de anúncios digitais nas redes sociais e nos mecanismos de busca.

Neste artigo você verá aplicações práticas desse tipo de mídia para segmentos de saúde, turismo, varejo e financeiro.

Mas antes…

Como funciona a mídia indoor?

As telas da mídia indoor são instaladas em ambientes de grande visibilidade e circulação. Os conteúdos são gerenciados por um software em que o usuário controla a ordem, frequência e tempo de cada um. A automação do processo facilita a gestão de conteúdos que podem ser dos seguintes grandes temas:

  • Publicitário;
  • Informativo;
  • Institucional;
  • Entretenimento.

A segmentação por público-alvo é uma possibilidade a partir da criação de playlists de cada canal. Por exemplo, o conteúdo transmitido para um cliente não é o mesmo transmitido para um colaborador; mas também permite que todos os colaboradores da rede tenham acesso ao mesmo conteúdo em tempo real.

Entenda o que é, como funciona e as vantagens da mídia indoor aqui!

Aplicações práticas de mídia indoor

Dada essa introdução, vamos para exemplos funcionais da mídia indoor. Lembrando que as telas podem ter diversos formatos e configurações, o que proporciona inúmeras possibilidades de uso.

Hospital

Os hospitais comportam os funcionários, pacientes e visitantes que somam centenas ou milhares de pessoas em um único dia.

Mapa

Grandes hospitais são muitas vezes labirintos para pacientes e visitantes. “Onde está a radiografia?”, “Qual o andar da internação?” são perguntas diárias na recepção e nos corredores. Telas que disponibilizem direções e mapas interativos facilitam a circulação pelo hospital.

Comunicar regras

Regras de segurança e de higiene na saúde nem sempre são conhecidas pelos visitantes e pacientes, mas podem salvar vidas. Uma informação bem colocada pode evitar um acidente ou a transmissão de doenças.

Sala de espera

A espera do paciente e visitante pode ser penosa. Conteúdos institucionais e informativos atualizados – como as notícias do dia – ajudam a passar o tempo. Conteúdos leves com a temática de entretenimento também pode servir como passatempo. Além de também poder veicular senhas de atendimento junto a outras informações.

Colaboradores

Os murais de acompanhamento dos pacientes fornecem aos profissionais da saúde uma visualização do status sempre atualizado de cada paciente dentro das salas. Escalas, avisos organizacionais e comunicados de eventos também informam os colaboradores que acabam não acessando e-mails ou outros meios de comunicação.

Banco

As redes de banco contam com agências espalhadas por todo o Brasil. A rotatividade de clientes dentro dessas agências é alta e um bom uso de pontos de mídia pode agregar valor à marca, impulsionar as vendas e instruir os clientes.

Informações obrigatórias

Instituições financeiras devem disponibilizar informações para consulta pública segundo as normas do Banco Central (BACEN). Essas informações podem ser digitalizadas e disponibilizadas em um display de informações úteis, um tipo de mídia indoor que tem a função de disponibilizar todo o tarifário do banco, e essas informações são transmitidas e atualizadas com o uso da tecnologia de Digital Signage.

Conteúdos publicitários e informativos

Que tal apresentar as vantagens do novo produto do banco ou uma promoção enquanto o cliente está na fila do caixa eletrônico? A mídia indoor auxilia no marketing institucional e mantém a consistência da comunicação em toda a rede de agências. A tecnologia garante uma fácil atualização de conteúdos instantaneamente em todos os pontos, e deixa o cliente muito mais satisfeito com a experiência nas agências.

Colaboradores

A dispersão das agências não é um problema na comunicação interna quando a os funcionários contam com TVs Corporativas. A atualização dos informes, avisos e treinamentos é imediata e para todos. Essa comunicação próxima pode evitar crises de imagem por conta da desinformação de colaboradores.

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Gestão à vista

Dentro das centrais de administração do banco podem ser instalados murais digitais que exibem metas, cotações e desempenho de toda a rede atualizados em tempo real. Facilita o gerenciamento das agências com a fácil visualização das informações.

A mídia indoor é dinâmica, atualizada, segmentada e inspira a interação espontânea. (Arte: Juliana Polastri)

Shopping

Display de corredor

O display de corredor ou de coluna oferece aos lojistas a possibilidade de anunciar suas marcas. Essa estratégia atrai os visitantes do shopping para dentro da loja. Ao mesmo tempo, a comunicação de informações e entretenimento por parte da administração do shopping se torna mais atraente.

Vitrine digital

A vitrine digital pode simular manequins ou se integrar às vitrines físicas, como backgrounds, chamando a atenção, modernizando o estabelecimento e instigando a compra. Os displays também podem ser localizados em pontos estratégicos da loja, ofertando produtos e sugerindo combinações de compra.

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Cardápio digital

O cardápio digital pode se transformar em um cartão de visitas para um restaurante. Informações complementares – como ingredientes, valor nutricional e fotos – são apresentados de maneira mais atrativa e inovadora ao consumidor, no formato digital e dinâmico.

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Aeroporto e rodoviária

Mural digital

O status dos vôos e ônibus devem estar sempre à vista do viajante e acompanhantes. Para compor grandes murais digitais, as telas de Digital Signage são dispostas por meio de hardwares sem borda, LFD, criando um grande telão com a qualidade digital.

Orientação de viagens

Objetos proibidos, caminhos para integrações, portões e plataformas de embarque e desembarque – tantas dúvidas no momento da viagem. Telas estrategicamente posicionadas auxiliam a circulação por esses ambientes.

Entretenimento

Viagens e esperas longas podem ser incômodas ao consumidor. Conteúdos auxiliam na passagem do tempo e podem converter a audiência em clientes para as marcas anunciadas.

Hotel

O nicho da hotelaria é competitivo e necessita de inovação constante para se destacar de seus concorrentes, trabalhando especialmente com a experiência do cliente e seu bem-estar.

Informações atualizadas

Entretenimento, notícias, branding, publicidade e alertas locais são conteúdos que podem ser transmitidos na recepção dos hotéis. O consumidor não está em sua rotina no momento de viagens. A entrega de informações úteis de maneira fácil agregam valor à rede de hotel como um todo.

Check-in automático

O check-in automático pode ser uma opção para os clientes que estão com pressa. O display interativo de autoatendimento possibilita ao hóspede inserir suas informações em segundos, evitando a fila da recepção. Quando não estiver sendo utilizada, a tela volta para a sua playlist de conteúdos.

Mensagens personalizadas

Uma mensagem de boas-vindas com o nome do hóspede no quarto é um diferencial. Anúncios personalizados segundo os dados do cliente e até mesmo um menu digital para solicitar serviços de quarto são possibilidades com a mídia indoor.

Serviço de concierge

Mapas e informações da cidade podem ser disponibilizados ao cliente por meio de um display digital interativo. Permitindo ao viajante entender o funcionamento do transporte da cidade e os pontos turísticos ou de trabalho que precisem encontrar.

Conclusão

As mídias indoor tem inúmeras aplicações em diferentes segmentos de mercado. É uma estratégia para agregar valor à marca e melhorar a experiência do cliente onde ele estiver.

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