A comunicação interna deve impactar os colaboradores e ser efetiva para a empresa
Quem está familiarizado com as áreas de marketing, design ou programação já se deparou os termos “cliente” x “usuários”. Essas duas personas vêm sendo discutidas há anos, com o propósito de oferecer a melhor experiência para cada uma delas.
A qual conclusão chegou-se sobre cada um dos conceitos?
O usuário é aquele que utiliza o produto ou serviço prestado.
O cliente é aquele que tem o poder e decisão de compra.
Ambos têm necessidades diferentes. O usuário necessita de uma solução que facilite o seu dia a dia, tanto no uso quanto na sua experiência. Portanto, a user experience (UX) deve ser positiva. Já o cliente busca pela qualidade e custo-benefício da solução.
Cliente x usuários na comunicação interna
Na comunicação interna, podemos entender que o cliente das soluções e ferramentas de comunicação são as áreas de comunicação, marketing, endomarketing, RH ou os donos do negócio. Já os usuários são todos os colaboradores com os quais essas áreas pretendem se comunicar.
As necessidades desses dois públicos são diferentes, mas caminham para um mesmo objetivo: informação e clima organizacional.
O cliente tem a necessidade de comunicar conteúdos que atendam aos requisitos legais, transmitam as informações relevantes para essas áreas e motivem os colaboradores.
Já os usuários querem receber informações complexas de maneira leve e de fácil compreensão, relacionadas a assuntos que façam parte do seu cotidiano no trabalho.
É importante que o conteúdo seja equilibrado, para manter o interesse e engajamento dos colaboradores e a comunicação interna efetiva e necessária.
Como encontrar o equilíbrio entre o cliente e usuário?
No momento de decisão dos canais de comunicação interna que serão utilizados e os conteúdos que serão transmitidos por eles, é necessário um planejamento para chegar a um equilíbrio entre cliente e usuário.
Usuários
O estudo do público-alvo e a definição de diferentes personas dos colaboradores são importantes para o entendimento da melhor maneira de se comunicar com cada um. Para isso, a empresa deve levantar as principais informações de seus colaboradores.
- Dados demográficos;
- Dados sociais;
- Jornada de trabalho.
Veja por onde começar uma estratégia de comunicação interna.
Clientes
Trace um perfil da empresa como um todo, essas informações são essenciais para compreender as necessidades específicas da organização.
- Área ou áreas de atuação da empresa;
- Quantidade de colaboradores;
- Objetivos, missão e valores;
- Metas e estratégia.
A partir dessas informações, levante os principais assuntos que devem ser tratados pela comunicação interna.
Estratégia de conteúdos
Os conteúdos devem ser baseados em assuntos de interesse desses colaboradores (“usuários”) e as necessidades dos departamentos de RH e comunicação (“clientes”) de transmitir as informações necessárias para o andamento da estratégia de endomarketing.
Assim como o marketing externo das empresas, os conteúdos da comunicação interna e endomarketing precisam agregar valor aos colaboradores, engajá-los e informá-los.
Veja 9 ideias de conteúdos de endomarketing.
Experiência do usuário
Além do conteúdo, é importante para a decisão de compra dos clientes pensarem como essas mensagens serão transmitidas aos usuários. Para isso, existem os canais de comunicação digitais – eles são responsáveis por levar as informações de forma eficaz. Os principais canais de comunicação são:
- Redes sociais corporativas
- Plataformas de comunicação corporativas
- Portal interno e Blog corporativo
- TV Corporativa
- Email interno | Newsletter
Cada canal tem suas características e precisam levar a melhor experiência para o usuário, se encaixando na jornada de trabalho e no perfil dos colaboradores.
Quer se aprofundar no assunto de comunicação interna? Separamos 5 posts que podem te ajudar! Dá uma olhada:
1. Comunicação interna atrativa para Millennials e Gen-Z
2. Como a tecnologia pode facilitar a comunicação corporativa
3. Como a TV Corporativa pode engajar os colaboradores?
4. 50 expressões de Endomarketing que você precisa saber
5. Métricas para comunicação interna
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