Como a TV Corporativa pode engajar os colaboradores?

Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais do que canal de comunicação, a TV Corporativa pode auxiliar a tornar o seu time mais engajado

 

Você se lembra como era a comunicação interna das empresas há 5, 10 anos atrás? Jornal mural com notícias corporativas, e-mail avisando quem eram os aniversariantes do mês, memorando com avisos para cada departamento…

Hoje, vivemos em um novo cenário. Os departamentos de comunicação das empresas buscam não só informar, mas também engajar os colaboradores, muitas vezes, por meio de recursos tecnológicos.

Uma pesquisa realizada pela da empresa americana Gallup mostra que menos de 30% dos funcionários são engajadas no trabalho, sendo que entre os millennials, esse número cai para 25%.

Pensando em um meio de comunicação para os funcionários, que informe e ao mesmo tempo engaje, muitas empresas têm substituído os velhos modelos por pontos de TV Corporativa, alcançando principalmente os colaboradores mais jovens, da geração X e Y.

Mas como é possível tornar a TV Corporativa uma ferramenta de engajamento?

Efetividade na comunicação

Para ter uma TV Corporativa efetiva é necessário ter um conteúdo sólido e bem elaborado. O que será publicado? Qual é o público-alvo? Qual será o formato (texto, fotos ou vídeo)? Qual será a duração de cada publicação? Essas são perguntas que devem ser respondidas em um planejamento prévio de conteúdo.

A programação da TV também deve ser dinâmica e constantemente atualizada, processo facilitado por playlists de conteúdo. A Voxel Digital oferece uma solução completa de Digital Signage (hardware, instalação, software, conteúdo e manutenção), que permite que a playlist de conteúdo do canal seja atualizada em tempo real, de forma simples e rápida.  

Veja 30 conteúdos podem ser produzidos para a sua TV Corporativa

Participação dos funcionários

Uma estratégia importante para criar engajamento com os colaboradores é que eles sejam convidados a participar da produção do conteúdo. Pequenos depoimentos, concursos internos, envio de fotos para publicação em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças… Todo tipo de interação é válido para aproximar e gerar sensação de pertencimento.

Reconhecimento

Além de participar do conteúdo, o colaborador pode ter o reconhecimento por sua performance divulgado na TV Corporativa. Ainda de acordo com o Gallup, o reconhecimento é apontado como uma das motivações junto à empresa.

Funcionário destaque do mês, promoções internas e recebimento de prêmios podem ser utilizados como conteúdo para conectar o funcionário à empresa.

Gamificação

Gamificação é um conceito que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos para engajar pessoas por meio de jogos, em diferentes áreas: educação, saúde e entretenimento. No ambiente corporativo os jogos podem ser utilizados para despertar curiosidade, estimular os colaboradores e competitividade entre equipes.

Um exemplo de ferramenta desenvolvida para gamificação organizacional é a Microsoft Dynamics 365 – Gamification, em que os funcionários participam de competições internas, entre equipes, com prêmios e reconhecimentos.

Na TV Corporativa, a gamificação pode ser utilizada de duas formas: templates de divulgação de “disputas” entre equipes, que são atualizadas de acordo com os resultados, ou então, com telas touch screen em que o funcionário pode acessar jogos de estímulo, como quizzes sobre a empresa e colegas de trabalho.

Empresas que têm em seu corpo de funcionários millennials, podem ter na gamificação uma grande aliada, já que essa geração é adepta a games.

Você já tentou engajar seus colaboradores por sua TV Corporativa?  Deixe seu comentário e conte-nos como foi a sua experiência!