Como fazer uma transmissão online de sucesso

Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 4 minutos

A internet veio para mudar as relações entre as pessoas. Ela encurtou distâncias e abriu novas possibilidades, fazendo com que aqueles que sabem se aproveitar da oportunidade consigam atingir conexões cada vez mais amplas e um público cada vez maior.

Uma das alternativas que a grande rede possibilita é a de fazer transmissões via web, colocando uma pessoa ou grupo em contato real e interativo com outras, ainda que estejam do outro lado do planeta. E o melhor: é possível fazer isso com grande qualidade e gastando pouco — se você investir no material certo, claro. Quer saber como fazer uma transmissão online de sucesso? Confira no texto a seguir:

Câmera

Não dá para produzir uma imagem de qualidade sem uma boa câmera. Existem diversas opções no mercado que podem atender suas necessidades com eficácia e, dependendo da sua estratégia e do público que busca atingir, você pode variar desde uma filmadora profissional até uma webcam.

O ideal mesmo é investir em equipamentos que possuam função full HD, assim você transmite com qualidade total o seu conteúdo. Para não errar na decisão, é melhor se ater às grandes marcas e algumas das melhores opções disponíveis no mercado são a Sony (Sony Alpha NEX-F3), a Canon (Canon EOS Rebel T3i, Canon EOS Rebel T4i e Canon EOS 5D Mark III) e a Panasonic (Panasonic Lumix DMC-GH2). Todas essas atendem com folga suas necessidades de transmissão e os preços variam de 1.200 a 10.000 reais.

Microfone e Mesa de Som

Uma boa captação de áudio é imprescindível, já que um som ruim pode interferir no entendimento de todo seu conteúdo e o público pode até desistir de acompanhar a transmissão de uma palestra ou um show. Por isso, invista em um bom microfone e uma mesa de som e cuide da edição do áudio com muita atenção.

Existem excelentes opções no mercado, com grande variação de preço, que vão desde um bom Behringer Ultravoice de 140 reais até um Samson R21, que sai no mínimo por 200 reais. Caso você queira microfones mais profissionais e que não sofram interferência, se forem sem fio, escolha microfones da Sunraiser ou Sony. Esses já ficam na casa dos 1,5 mil reais. As alternativas são muitas, mas a maioria atende perfeitamente as necessidades de uma transmissão.

A mesa de som também é importante. Mudança de timbre entre palestrantes, ruídos na sala de transmissão, podem ser compensados pela mesa, o que a torna um dos itens importantes da sua transmissão.

Computador

Seja um PC ou notebook, a máquina ideal para transmissões deve ser rápida, com uma boa memória e capacidade de disco rígido. Isso vai permitir manusear adequadamente as imagens em movimento e dará a oportunidade de gravar a transmissão em disco. É importante também lembrar que ela deve ter o uso dedicado a essa função, pois encher o micro com outras coisas pode fazê-lo travar no momento errado. As marcas mais tradicionais são mais que suficientes: Apple, LeNovo, Sony, HP e Dell. Invista em um modelo de ponta, pois vale à pena, principalmente se você quiser transmitir em mais de uma velocidade.

Conexão com a internet

De nada adianta gerar um conteúdo de qualidade e tecnicamente perfeito se sua conexão deixar você na mão, não é mesmo? O mínimo de velocidade requerida para que você consiga realizar uma transmissão sem maiores problemas é de 1MB. Porém, para vídeos que precisam de uma maior garantia de qualidade, o ideal é ter uma conexão de pelo menos 2MB.

Mesa de corte

Se você optar por usar mais de uma câmera na transmissão ao vivo, é necessária uma mesa de corte, também chamada de mixer ou switcher. É esse equipamento que seleciona a tomada ou a câmera que está fazendo a transmissão no momento. Ela gerencia cortes, efeitos, áudio e outras ações essenciais na captura da imagem. Caso você não queira comprar ou utilizar uma mesa de corte física, existem alguns softwares que simulam a função e podem desempenhar esse papel com bastante qualidade.

Capturadora

Para efetuar a transferência da imagem para o computador, você vai precisar de uma boa capturadora. Se você pretende fazer a transferência de apenas uma câmera, uma das melhores opções do mercado é a Black Magic Intensity Shuttle (capturadora USB 3.0 -<HDMI). Para transmitir com mais de uma câmera, o ideal é usar uma mesa de edição digital HD, que utilize um computador e monitor externo para controle e display. Uma boa recomendação é a ATEM da Black Magic.

Uma plataforma eficiente

Investir em uma plataforma eficiente profissionaliza o seu trabalho e contribui para o sucesso da transmissão. Ela faz o gerenciamento de ativos digitais e pode tornar o seu material infinitamente mais propenso a atingir seu público e gerar o retorno que você espera. Ela conta com profissionais qualificados que entendem perfeitamente o serviço e podem contribuir substancialmente para o êxito do seu negócio.

Prestando atenção a esses itens, sua transmissão online terá tudo para atender as suas expectativas e chegar ao público que você deseja com qualidade e perfeição. Esse é um mercado em franco crescimento, cujas possibilidades ainda não foram totalmente exploradas, abrindo espaço para que mentes inteligentes obtenham lucro e sucesso!