Como pensar conteúdo para Digital Signage?
Como pensar conteúdo para Digital Signage?
Como pensar conteúdo para Digital Signage?

Como pensar conteúdo para Digital Signage?

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda no post as possibilidades e vantagens de investir na tecnologia de Digital Signage para Marketing, Endomarketing e Comunicação Interna

Você já conhece a tecnologia de Digital Signage? Ela está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Em uma caminhada pela rua, você pode reparar em alguns exemplos, como:

  • painéis digitais que contém anúncios e, embaixo, a temperatura e o horário do dia;
  • murais digitais nos corredores das estações de metrô, como na cidade de São Paulo, mostrando notícias e anúncios;
  • vitrines de lojas com telas digitais exibindo produtos;
  • displays em filas de espera de agências bancárias, mostrando produtos e serviços do banco;
  • menus digitais em restaurantes fast food de shoppings.

Soaram familiares esses exemplos? Eles são alguns casos dentre muitos outros nos quais podemos empregar a tecnologia de Digital Signage, também chamada de sinalização digital. Seu principal diferencial consiste no gerenciamento desses equipamentos. Eles funcionam por um sistema online (como o desenvolvido pela Voxel Digital) que permite total autonomia quanto aos conteúdos exibidos em sua programação. Veja a seguir quais são os tipos de conteúdos mais comuns utilizados por clientes de Digital Signage, como empresas, lojas, instituições financeiras e os mais diversos segmentos.

Qual a temática?

O proprietário da mídia digital pode publicar conteúdos que mais tenham a ver com seu negócio, em que o responsável pela comunicação define as pautas ou consulta empresas especializadas para traçar uma estratégia de conteúdo. Esse conteúdo é definido de acordo com as demandas e objetivos de seu negócio, como:

  • o que ele deseja vender mais;
  • como pretende dialogar com seu público;
  • qual linguagem e estilo fazem mais sentido em seu nicho;
  • qual é a sua estratégia de branding;
  • quais produtos e ofertas merecem ser destacados;
  • qual a identidade da marca; e por aí vai.

Os materiais podem ser anúncios, promoções, notícias, novidades institucionais, curiosidades e tudo que se queira comunicar ao público, por meio de vídeos, imagens e templates dinâmicos (explicaremos mais adiante cada formato).

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A tecnologia facilitou e democratizou a produção de conteúdo, principalmente na forma de vídeos. Cada negócio pode ter sua própria produção, ou mesmo encomendar vídeos de agências de publicidade, de produtoras audiovisuais ou de empresas especializadas em Digital Signage, como a Voxel Digital, que pode criar conteúdos mais específicos e impactantes para a mídia digital.

Formatos de conteúdo

O ponto que mais chama a atenção quanto a ter sua própria mídia com sinalização digital é a ampla possibilidade de customização de conteúdo para cada público e área de negócio. Acima citamos os diferentes formatos que podem ser usados nas TVs. A seguir, veja mais detalhes e dicas de produção sobre cada um deles:

Vídeos

O formato mais utilizado na sinalização digital são os vídeos curtos, que impactam e chamam a atenção de quem olha. A média é de até 30 segundos de vídeo, dependendo de onde estão localizadas as TVs. Isso varia de acordo com o tempo de contato que o público terá com as telas: se for um contato rápido, você deve transmitir sua mensagem em poucos segundos. Já se for uma sala de espera, você conta com alguns minutos para passar conteúdo ao público.

A melhor estratégia é diversificar as temáticas, estilos de vídeos e linguagens gráficas, aproveitando ao máximo a atenção das pessoas. Alterne marketing de produtos com informação, e conteúdos leves; preze pelo bom design e terá uma programação incrível.

Imagens ou fotos

Esse formato estático, apesar de possível de ser passado, é recomendado como complemento ao conteúdo em vídeo, já que não tem o mesmo efeito do movimento característico do audiovisual.

As fotos podem humanizar a comunicação, quando a ideia é falar de equipes, eventos, palestras e outros temas que tenham relação com cobertura fotográfica ou ilustração.

Templates dinâmicos

Os templates são formatos diferenciados, que não se enquadram em vídeos nem em imagens. Devido à especificidade desse formato, ele é produzido por empresas especializadas, como a Voxel Digital, aliando Design e Tecnologia da Informação. Na prática, eles funcionam como um molde para seu conteúdo – são editáveis e possuem campos variáveis, que comportam texto, imagem e vídeo, mas não necessariamente todos eles. A solução pode ser customizada em questão de cores, diagramação, fontes, identidade visual em geral.

A ideia é que os templates transmitam conteúdos de alta rotatividade, podendo ser integrados a provedores de notícias (como UOL, Terra, etc) para carregar as notícias do dia, sobre as mais diversas editorias (que podem ser escolhidas em um sistema de moderação), como Economia, Esportes, Entretenimento, Tecnologia, Saúde e muitas outras.

As integrações não se limitam a portais de notícias, podendo também abranger:

  • previsão do tempo;
  • cotações de moedas estrangeiras;
  • indicadores econômicos (como a Bovespa);
  • informações de trânsito.

Além disso, os templates não funcionam apenas por integrações. Eles podem também ser editados com mensagens próprias do usuário – algo útil para transmitir os comunicados do dia, de consumo instantâneo, sendo facilmente editáveis a qualquer momento (algo como o que era feito nos murais de avisos das empresas).

Impacte com diferentes conteúdos em sua mídia de Digital Signage. (Arte: Juliana Polastri)
Impacte com diferentes conteúdos em sua mídia de Digital Signage. (Arte: Juliana Polastri)

Publicando o material

Com esse material pronto em mãos, o usuário poderá montar a programação através do software de Digital Signage, no qual ele insere novos arquivos de mídia, os organiza e agenda para os dias e horários pretendidos.

O sistema de Digital Signage gera, então, a atualização, e logo a nova programação vai ao ar, atingindo o público-alvo com dinamismo e eficiência.

O interessante é que essa tecnologia pode ser empregada tanto no marketing da instituição quanto em sua comunicação interna, para dialogar com os colaboradores. Isso torna seu uso praticamente ilimitado, pois qualquer negócio pode precisar de uma boa comunicação externa e interna.

Concluindo

Esperamos que nesse post você tenha visualizado as vantagens de utilizar a tecnologia de Digital Signage em empresas e negócios. Ela é a melhor forma de implantar uma cultura digital na identidade corporativa, conquistando a atenção do público interno e externo com conteúdos atrativos e personalizados ao nicho.

Em tempos de velocidade de informação, esta é uma forma de manter a comunicação alinhada às tendências de instantaneidade, segmentação e rapidez. E os melhores resultados são alcançados pela diversificação da programação e com conteúdos feitos especialmente para mídia de Digital Signage.

Conte com nossa equipe de Digital Signage para encontrar a solução perfeita para seu negócio, da instalação aos resultados. Deixe seu comentário ou entre em contato conosco!

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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