Marketing, SEO, gateways, relatórios… Entenda tudo que é necessário para impulsionar as vendas de seu EAD
Iniciar um EAD pode parecer simples para muitas pessoas que empreendem virtualmente. E, de fato, com as ferramentas certas, todo o processo se torna muito mais dinâmico e automatizado, o que permite focar no preparo das aulas e não tanto na administração. Um dos pontos que costuma ser a “pedra no sapato” de quem é da área é, justamente, o processo de vendas ou o administrativo dos cursos.
Com o crescimento da oferta de cursos online, a meta de muitas instituições de ensino e cursos livres é se destacar da concorrência e conquistar mais alunos. Além da qualidade no ensino, que é o principal diferencial, você sabia que sua página de vendas pode ser otimizada para atrair mais visitantes e matriculados?
Separamos algumas dicas para você checar se seu e-commerce está obtendo um bom desempenho. Veja quais pontos são estratégicos para impulsionar suas vendas. Vale a pena ajustar esses fatores e não se preocupar mais com isso depois!
1. Utilize todo o potencial de seus canais de comunicação para o marketing
Essa dica pode parecer óbvia, mas não é, pelo seguinte motivo: a forma de fazer marketing mudou muito nos dias de hoje. Com foco no Marketing Digital, que é uma proposta inovadora, muitas empresas vêm encontrando o impulso que precisavam para seus negócios. Isso acontece porque esse tipo de marketing leva em consideração o comportamento do público, e chega até ele por canais diversificados e com conteúdos relevantes. Isso vem se provando uma estratégia eficiente. E o melhor: muitas das ferramentas nesse processo são gratuitas ou exigem baixo investimento.
O principal modo de fazer marketing digital utiliza as redes sociais e blogs. A estratégia consiste em preparar conteúdos específicos para cada plataforma e dialogar com seu público através de temas que despertem seu interesse. As marcas e instituições passam a ser referência em conhecimento de seu nicho, atraem visitantes para suas páginas e futuramente convertem esses leads em clientes.
O princípio pode ser utilizado por instituições de EAD ou empreendimentos de cursos livres: basta focalizar nas redes certas. Algumas dicas para acertar no marketing digital são:
- Pesquise quem é seu público e quais redes ele mais utiliza;
- Crie o perfil de sua instituição ou curso nessas redes;
- Da mesma forma, crie um blog para publicar conteúdos (O WordPress costuma ser a melhor opção gratuita, mas há também outras plataformas como o Joomla, Wix e Blogger);
- Invista em especialistas em conteúdo digital, técnicas de SEO e anúncios;
- Produza conteúdos sobre seu nicho para o blog e as redes, sempre buscando bom rankeamento nas buscas e relevância;
- Crie páginas de conversão (landing pages): essa estratégia consiste linkar uma página de seu site a um download de material, que fará o visitante preencher um formulário para obter um e-book, por exemplo. Nessa ação, você coleta dados sobre esse visitante (nome e e-mail, no mínimo) e poderá convertê-lo em um lead (um cliente em potencial) futuramente.
- Com uma base de leads, é possível criar um processo para aproximá-los ainda mais de suas soluções e, possivelmente, conquistá-los como clientes. Invista em e-mail marketing, enviando newsletters e ofertas para engajá-lo.
2. Dê um trato no visual de seu e-commerce
Da mesma forma que no blog e nas redes, a imagem da sua loja de cursos importa, e muito, para sua audiência. Se sua plataforma de e-commerce não está atualizada, vale a pena verificar alguns pontos que podem estar prejudicando suas vendas e tentar mudá-los.
Primeiramente, verifique o layout e a navegação como um todo em sua loja virtual. Cheque as opções de personalização da plataforma e capriche em pontos como:
- Logotipo: defina um logo que realmente carregue a identidade de seu curso e instituição;
- Layout das páginas: priorize uma navegação fácil, uma interface clara e objetiva e hierarquia de informações;
- Tipografia e cores: escolha cores e fontes transmitindo profissionalismo e personalidade.
3. Capriche no conteúdo de sua loja virtual
Além da identidade visual, o conteúdo conta muito para conquistar alunos. Faça de tudo para que o visitante compreenda bem quais cursos você vende e suas vantagens:
- Apresentação atrativa dos cursos: forneça descrições detalhadas, imagens, preços, duração prevista, carga-horária, etc. Não deixe nenhuma informação importante de fora, para que seu público saiba exatamente o que está adquirindo;
- Bom rankeamento no Google: essa dica vale a pena frisar, já que estar bem posicionado nos buscadores vale muito para os negócios. Esse é o principal meio pelo qual uma pessoa pode achar seu curso na internet; logo, as páginas de seu e-commerce devem ser “amigáveis” para os mecanismos de busca. O uso de palavras-chave estratégicas, por exemplo, ajuda muito nesse processo. Você pode pesquisar no Google Trends ou Adwords se determinado termo é “googlado” significativamente pelo público e utilizá-la como palavra-chave. Outra dica importante, nesse aspecto, é que as plataformas de e-commerce profissionais possuem mecanismos de SEO (Search Engine Optimization) que garantem que ela seja bem rankeada e responsiva a todos os dispositivos (celulares, tablets, notebooks, etc).
4. Ofereça demonstrações gratuitas de videoaulas
Muitas pessoas gostam de sentir uma provinha de como é a aula antes de comprar o curso. Sites que oferecem trechos ou mesmo aulas inteiras de demonstração costumam conquistar mais o público; por isso, vale a pena disponibilizar um vídeo para que possam conhecer um pouco do estilo das aulas e testá-las.
Não esqueça de inserir, ao final da demonstração, alguma chamada (Call to Action) para a matrícula no curso, linkando o vídeo à página de vendas. Garanta que o vídeo cumpra a função de conquistar mais alunos.
5. Integre sua plataforma a diversas formas de pagamento
Além de boletos bancários, os gateways de pagamento permitem que seu cliente tenha mais opções na hora de pagar o curso, com mais segurança e automação. Isso pode ser um diferencial no momento de decisão. Imagine, por exemplo, um e-commerce que não aceite cartões de crédito ou parcelamento. Certamente, ele perderá alguns clientes devido a essa falha.
O gateway é a infraestrutura necessária para o recebimento de pagamentos via cartões de crédito e débito, ou outras formas de pagamentos eletrônicos.
O ideal é que o gateway seja integrado à plataforma de e-commerce. Isso melhora a experiência do consumidor e evita que ele seja direcionado a um site de terceiros para realizar o pagamento. Essa integração é feita via API, uma funcionalidade das melhores plataformas de lojas virtuais.
Opte pelos gateways que processam diversas bandeiras de cartão de crédito e moedas, e tenham certificado de segurança. Alguns exemplos de gateways certificados são o MundiPagg e o PagSeguro.
6. Meça e acompanhe o desempenho de suas vendas
A administração financeira é a chave para seu negócio crescer. Observe as porcentagens de vendas, faça comparativos mensais, trimestrais, semestrais etc, e trace o desenvolvimento de suas metas. Esse controle pode ser feito por meio de relatórios que as plataformas de e-commerce devem oferecer. Alguns exemplos de relatórios são:
- Faturamento;
- Carrinhos abandonados;
- Pedidos;
- Cadastros;
- Cupons de desconto.
E muitas outras possibilidades. As plataformas profissionais podem ajudar até mesmo a administrar o comissionamento de professores e funcionários das instituições e iniciativas de ensino. Prático, não?
Não deixe o processo de vendas ser um problema para o gerenciamento de seu curso. Conte com as plataformas certas para poupar trabalho e impulsionar as vendas de seu EAD. Confira também alguns erros que você deve evitar em seu site de cursos online.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe o post nas redes sociais e espalhe essas dicas!