A evolução do Endomarketing: Como modernizar as ferramentas de sua empresa
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A evolução do Endomarketing: Como modernizar as ferramentas de sua empresa

Daniela Leite
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Daniela Leite
Tempo de leitura: 2 minutos

Continuando nossa série de posts sobre ações de Endomarketing, abordaremos hoje quais são as ferramentas que ajudarão sua empresa a ter uma comunicação interna campeã. Veja como modernizar os meios tradicionais e obter resultados diferenciados em seu negócio

No post anterior, falamos sobre a importância de uma empresa contar com uma estrutura robusta de Endomarketing, capaz de evitar ruídos e desvios na comunicação interna. Existem comportamentos prejudiciais no ambiente de trabalho que podem ser minimizados por medidas simples de alinhamento e informação aos colaboradores.

Através de canais oficiais da empresa, evita-se inúmeros problemas no trabalho e facilita-se muito o engajamento dos colaboradores quanto às decisões, cultura e propósitos da empresa.

Sabendo disso, muitos negócios já praticam comunicação interna em seu cotidiano. No entanto, grande parte deles ainda faz uso dos meios tradicionais, como, por exemplo, emails corporativos, painéis de avisos e intranet, dentre outros mais informais. Essas ferramentas são válidas e permanecem úteis, porém há muitas novidades que tornam os processos de comunicação mais dinâmicos, seguros e padronizados.

O primeiro passo é conhecer cada uma das ferramentas de Endomarketing e avaliar qual estratégia mais funciona dentre os colaboradores de sua empresa. Assim, você poderá traçar um plano de comunicação que realmente impacte o marketing interno e reforce os valores da empresa aos profissionais.

Conheça ferramentas para ações de Endomarketing

As principais ferramentas para ações de endomarketing: tradicionais x modernas. Clique na imagem para ampliar e salvar. (Infografia: Diana Coelho e Daniela Leite)
As principais ferramentas para ações de endomarketing: tradicionais x modernas. Clique na imagem para ampliar e salvar. (Infografia: Diana Coelho e Daniela Leite)

Pense nisso…

A comunicação interna realmente eficiente tem a ver com um conjunto de ações que, a longo prazo, mudam a percepção dos colaboradores a respeito da empresa e do seu próprio papel no todo.

Não basta somente investir em meios de comunicação modernos sem estar atento ao lado humano da cultura empresarial. A valorização e investimento do colaborador, junto a uma liderança participativa e próxima, faz toda a diferença. Deve-se estimular a proatividade e desenvolvimento humano para se ter resultados visíveis.

Os meios de comunicação são apenas os propulsores dessa cultura. Eles tem a função de garantir que toda essa dinâmica funcione da melhor forma, evitando-se erros e desvios. Afinal, você não quer que sua mensagem (pensada com todo um cuidado) se perca simplesmente porque alguém não parou para ler um comunicado no papel, certo?

Qualquer que seja o meio adotado, é importante utilizar uma linguagem acessível a todos os setores da empresa, para que as mensagens surtam efeito no trabalho das pessoas. Balanceie o tom de voz, utilizando motivação e cobrança na medida certa, de modo a energizar o espírito do time e desafiá-lo, a cada dia, com suas ações de endomarketing.

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Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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