Webinars: as 4 melhores maneiras de usar em sua empresa

Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

Os webinars são excelentes ferramentas para otimizar a comunicação empresarial interna e externa, já que podem ser usados tanto para treinamentos e informes corporativos quanto para se relacionar com a comunidade de clientes, stakeholders, investidores e parceiros.

As plataformas de webinar são a tecnologia preferida para realizar tudo isso. Elas permitem transmitir conhecimento e informação para um grande número de pessoas, ao vivo e com interatividade, poupando custos de deslocamento.

Basicamente, toda estrutura necessária é um software confiável de produção e distribuição de vídeos, um notebook com webcam e um microfone USB. É possível profissionalizar ainda mais as gravações com câmeras, estúdio e técnicos, porém produções amadoras também podem ganhar um tom profissional ao utilizarem recursos de edição como live chroma key, gerador de caracteres e vinhetas, disponibilizados nas melhores plataformas de webinar.

Gerar um webinar nunca foi tão simples. Mas você conhece as inúmeras formas de aplicá-lo em sua empresa? Confira a seguir algumas das formas mais estratégicas de utilizá-lo em seu negócio para obter resultados incríveis!

Webinars para Marketing de Conteúdo

A presença das empresas nas redes sociais é marcante nos dias de hoje. Praticamente, a relação virtual com a comunidade de seguidores e clientes é vital para o posicionamento de uma marca. No entanto, é importante variar sempre o formato dos conteúdos postados, já que o público valoriza os materiais ricos, dentre os quais se destacam os vídeos e webinars.

As produções audiovisuais podem ser usadas para gerar autoridade da empresa sobre um assunto, demonstrar produtos, atrair a audiência de topo de funil, se relacionar com ela e educá-la em temas aderentes e relevantes ao seu nicho de negócio.

Na prática, os webinars representam convites irrecusáveis, pois são planejados com antecedência, divulgados via e-mail e redes sociais e geralmente trazem especialistas para conversar com a audiência e oferecer informações interessantes.

As transmissões ao vivo têm a vantagem de aumentar o engajamento da audiência, pois permitem interagir com ela via chat, respondendo perguntas em tempo real e observando as reações e pedidos do público.

Devido a esta atratividade, os webinars são grandes geradores de leads, já que levam os interessados a fornecerem e-mail e dados pessoais para acessarem o material após a autenticação.

Além disso, é possível nutrir os leads de meio de seu funil de vendas com webinars específicos para esse público.

Com essas ações, aumenta-se o banco de possíveis clientes e cria-se uma percepção pública direcionada sobre seus produtos e serviços, o que é estratégico para o aumento de vendas.

Webinars para treinamentos corporativos

Quase todas as empresas já sabem que treinamentos corporativos são essenciais para manter colaboradores alinhados à visão de negócio e boas práticas. No entanto, em muitos casos, é preciso atualizar a metodologia tradicional de educar os profissionais.

Por meio dos webinars, além de se poupar os custos de treinamentos presenciais, oferece-se mais recursos de avaliação e complemento de ensino para melhorar a experiência de colaboradores e instrutores.

Esses recursos aumentam o aproveitamento e retenção das informações, o que gera melhores resultados e pode até mesmo reduzir a taxa de turnover de uma empresa, já que os profissionais bem treinados se sentem mais capacitados e valorizados.

Outro aspecto interessante é que os treinamentos corporativos online podem ser gravados e disponibilizados posteriormente em um portal de cursos on demand da empresa. Isso facilita o processo de onboarding de novos funcionários, já que eles poderão acessar o banco de treinamentos da empresa em um clique.

 

Os webinars possuem diversas aplicações no ambiente corporativo. (Arte: Diana Coelho)

Webinars para relação com investidores

Os investidores representam uma parcela importante do público com o qual uma empresa deve se conectar. Esse processo pode ser feito por diversos canais de comunicação, como e-mail e telefone, mas o que mais aproxima de reuniões presenciais são as videoconferências ou webinars. Além de gerarem mais interatividade, por serem ao vivo, elas dinamizam a apresentação de dados e balanços financeiros por compartilhamento de tela e gerador de caracteres.

As plataformas de webinar contam com legendagem automática e tradução simultânea para diversos idiomas, que são recursos particularmente interessantes para reuniões com investidores estrangeiros e para se gerar conteúdo acessível.

As transcrições de conteúdo automáticas podem gerar ricas bases de conhecimento, o que ajuda a empresa a registrar todas as suas informações e resolver com maior facilidade eventuais problemas futuros.

Webinars para transmissão de eventos ao vivo

Congressos, palestras, conferências, seminários… Na agenda corporativa são comuns eventos que demandam infraestrutura e deslocamento do público para sua realização. Nesse processo, muitos colaboradores e parceiros podem não estar presentes por questões de tempo ou logística.

Para ampliar o alcance desses eventos e aumentar seus resultados, é interessante que os idealizadores adotem o webinar para transmitir ao vivo tudo o que acontecer na ocasião. Assim, alcançarão as pessoas que não puderam estar presentes no evento. Esse recurso pode até mesmo ampliar o escopo de espectadores, quando conveniente, já que pode ser divulgado na web.

Os webinars são excelentes formas de disponibilizar conteúdo para grandes audiências com qualidade e segurança. Eles também são registros que poderão ser assistidos e relembrados por muito tempo após o evento.

Em uma perspectiva adicional, as transmissões online viabilizam a presença virtual de palestrantes e autoridades que podem transmitir ao vivo discursos, talks e apresentações sem necessidade de deslocamento até o local.

Essa é uma visão macro de como utilizar webinars para se relacionar com clientes, colaboradores, investidores e toda a comunidade em torno de uma empresa. No cotidiano empresarial, ainda é possível usar webinars na comunicação interna, facilitando o contato da liderança, como CEOs e diretores, e a realização de reuniões a distância.

Plataformas com recursos de edição, responsividade, geração de relatórios de audiência e gestão de autenticação garantem a realização de webinars de qualidade e o controle de resultados.

Se você tem alguma dúvida sobre como funciona uma plataforma de webinar ou deseja alguma informação adicional, não deixe de comentar suas perguntas e sugestões abaixo!