Construir uma boa comunicação no ambiente de trabalho é fundamental para qualquer empresa. Manter a equipe alinhada e unida é importante para que haja qualidade na produção de trabalho dos colaboradores. É por isso que a comunicação interna é essencial para alcançar bons resultados.
Em tempos em que o home office passou a ser necessário, fazer uma comunicação assertiva tornou-se um grande desafio. Afinal, como realizar a comunicação interna de maneira eficiente à distância?
Confira nossas dicas!
O que é comunicação interna?
Primeiramente é importante esclarecer e entender bem o que de fato é esse conceito. O principal objetivo da comunicação interna é o alinhamento e a interação entre a empresa e seus colaboradores. Ou seja, é transmitir todas as informações pertinentes sobre a organização e o que acontece no seu dia a dia aos funcionários.
Porque a comunicação interna é importante?
É comprovado que quando uma empresa mantém e investe na comunicação interna, os resultados de seus colaboradores aumentam e são mais benéficos. Isso acontece porque o funcionário se sente mais conectado com a organização e desperta o sentimento de pertencimento aos valores da empresa.
Fortalecimento da cultura organizacional, estímulo do bom comportamento e relacionamento, clareza no trabalho são algumas das vantagens que um bom gerenciamento de comunicação interna pode trazer.
Como fazer uma boa comunicação interna remotamente?
Essa área da comunicação precisa ser praticada principalmente quando o ambiente de trabalho é remoto. Com o home office, manter os colaboradores conectados e informados tornou-se ainda mais necessário para que assim o trabalho ocorra de maneira alinhada e equilibrada.
Saiba mais sobre gerenciamento de equipes remotas!
Priorize a comunicação horizontal
Comunicar horizontalmente é um dos métodos mais eficazes de comunicação interna.
A mensagem é transmitida de forma horizontal, ou seja, de maneira que não faz distinção de hierarquia. Assim todos os colaboradores, independentemente do cargo, vão receber a informação. Essa prática é essencial para que o funcionário entenda ser importante para a organização e que isso não difere remotamente.
Escute o colaborador
É essencial manter um canal para que o funcionário seja ouvido e do qual ele se sinta seguro em adicionar suas considerações, sejam elas quais forem.
Isso é importante para uma boa comunicação interna, pois assim é possível que a organização entenda bem o que seus colaboradores precisam e qual é a melhor forma de auxiliá-los.
Incentive reuniões
A comunicação entre os integrantes das equipes pode ficar um pouco defasada com o home office. Sendo assim, estimule os colaboradores dos departamentos a fazerem reuniões através de programas que possibilitam chamadas de vídeo on-line em grupo.
Desse modo as informações não sofrerão ruídos e possíveis problemas podem ser evitados.
Mantenha viva a cultura da empresa
O maior desafio que a pandemia trouxe para as empresas é manter viva a sua cultura. Trabalhar na divulgação dos valores, missão e objetivos da organização é bom para que os colaboradores não os esqueçam.
Também é interessante que se mantenha as confraternizações, como festas de aniversários, datas comemorativas e final de ano, mesmo que remotamente, para quebrar um pouco a rotina intensa de trabalho.
Invista em canais digitais
Como a proposta do trabalho home office é ser realizado de forma on-line, nada melhor do que se comunicar através dessa rede.
Hoje existem diversos meios e canais digitais para ajudar a manter viva a comunicação interna da organização, seja através das redes sociais, plataformas, TV corporativa ou aplicativos.
Confira quais canais digitais são mais efetivos e como usá-los.
Agora que você já sabe como executar uma boa comunicação interna, comente quais outras estratégias você aplica na sua empresa.
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