Planejar conteúdo para TV Corporativa é uma tarefa comum tanto para empresas que estão começando a utilizar esse meio de comunicação quanto para as que já o utilizam há mais tempo, mas desejam inovar na programação. Muitas equipes de comunicação podem “quebrar a cabeça” para entregar conteúdo com qualidade e frequência adequada aos colaboradores.
O que produzir para a TV Corporativa? Pelo fato de poder ficar ligada o dia todo, pode parecer que existe uma demanda eterna por conteúdo, exigindo muito da equipe de comunicação. Mas esse é mais um mito do que uma verdade.
É importante refletir que a tecnologia é aliada da comunicação. A demanda por conteúdo não provém do meio em si, mas sim das necessidades da empresa.
É preciso pensar no propósito da comunicação, independentemente do meio utilizado. A TV, ou qualquer meio, será atrativa para os colaboradores se for produzida dentro da linguagem, temática e dinâmica do cotidiano dos colaboradores. Portanto, uma pesquisa interna sobre esses pontos ajudará muito na conquista de novas ideias e formatos de produção.
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Feito isso, que tal uma inspiração com tipos de conteúdo que algumas empresas vêm praticando em suas TVs Corporativas?
Baseando-se nas práticas comuns, listamos algumas sugestões que podem ser utilizadas em, basicamente, todos os nichos de empresas. São conteúdos que visam melhorar o trabalho do colaborador com informações importantes, além de fortalecerem a cultura corporativa e a gestão de pessoas. Também promovem a integração interna e reconhecimento do bom trabalho.
Conteúdos essenciais
Trata-se de conteúdos cujo objetivo é fornecer insumo para o trabalho do colaborador e mantê-lo a par dos acontecimentos importantes da empresa. Essas informações são indispensáveis, pois impactam diretamente nas decisões, no senso de pertencimento e de responsabilidade dos colaboradores. Fazem parte desse pacote os comunicados que todos têm que tomar ciência; os dados de gestão; a comunicação administrativa; além de materiais sobre:
1. Metas a curto e longo prazo, por setor;
2. Dashboards de gestão à vista, com métricas e indicadores da empresa e do setor;
3. Vídeos de Treinamentos Corporativos;
4. Informes do RH e da administração;
5. Notícias internas;
6. Calendário e avisos de eventos internos.
Conteúdos informativos
Essa categoria de conteúdos atende a propósitos de utilidade pública e informação de nicho. Visam ampliar o conhecimento sobre o ambiente em que a empresa está inserida, alinhando os colaboradores com o posicionamento e visão de negócios:
7. Notícias sobre economia, tecnologia e do setor do negócio;
8. Vídeos institucionais;
9. Palavra do presidente (pode ser ao vivo);
10. Missão, visão e valores da empresa;
11. Releases de eventos, palestras e ações promovidas pela empresa;
12. Ações sociais realizadas ou apoiadas pela empresa;
13. Campanhas de branding;
14. Notícias sobre a empresa na mídia;
15. Apresentação de novos clientes.
Conteúdos da cultura organizacional
São relativos à valorização de cada indivíduo que trabalha na empresa e à criação de um clima organizacional. Visam valorizar o colaborador, integrar as pessoas e promover um senso de pertencimento:
16. Aniversariantes do dia/ mês;
17. Apresentação de novos colaboradores;
18. Celebração de datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc;
19. Colaboradores em destaque por bom desempenho;
20. Mensagens de motivação;
21. Conteúdo da intranet;
22. Conteúdo das mídias sociais da empresa;
23. Fotos de eventos da empresa e férias dos colaboradores;
24. Mensagens para visitantes;
25. Cardápio do refeitório.
Conteúdos educativos
Aqui se enquadram os conteúdos que agregam valor ao trabalho do colaborador, prezando pelo seu bem-estar, boas práticas e segurança. Podem ser também motivacionais, com viés de entretenimento ou de integração. Essa seção pode ser bastante participativa, ouvindo sugestões de colaboradores e também veiculando conteúdos produzidos por eles.
26. Dicas de boa convivência e valores a serem seguidos;
27. Dicas de bem-estar no trabalho, exercícios laborais, concentração;
28. Dicas de segurança do trabalho e notificação de acidentes, quando cabível;
29. Dicas de sustentabilidade no dia a dia;
30. Curiosidades/ “Você sabia?”
Essas são apenas algumas possibilidades. A produção de conteúdo para TV Corporativa é um processo bastante otimizado. As empresas de tecnologia podem oferecer um diferencial que é a entrega de templates prontos ou de fácil customização em seu software. Os templates são as telas em HTML com design já feito, nas quais basta inserir a informação em si (um aviso, o aniversariante, a notícia, etc).
Um aspecto interessante sobre os templates é que eles podem ser integrados a portais de notícias, como UOL, Reuters e outras agências. A TV recebe então notícias atualizadas algumas vezes por dia, mantendo-se sempre com informações novas de diversas editorias, de clima e cotações de moedas (automaticamente). As notícias preenchem a grade da TV Corporativa, aliviando a demanda por produção própria.
Essas são algumas formas de ter uma grade de programação dinâmica e atualizada. Em relação à produção própria de conteúdo para TV Corporativa, as dicas a seguir podem ajudar a obter bons resultados.
Boas práticas de conteúdo para TV Corporativa
- Utilize vídeos, animações gráficas e conteúdo dinâmico; evite conteúdo estático, já que o grande atrativo das telas é o movimento, que chama mais a atenção;
- Algumas cores podem ser mais adequadas para cada ambiente. Utilize bem o potencial das cores para cada objetivo;
- Evite poluição visual, priorize na tela o que é importante;
- Evite textos longos, a informação deve ser lida e compreendida rapidamente, pois muitas pessoas olham apenas rapidamente para a tela;
- Esteja atento às especificações técnicas – tamanho e orientação da tela (paisagem, retrato), e também a resolução (HD, Full HD, 4k), para produzir vídeos e imagens com as especificações certas;
- Estabeleça uma frequência regular de atualização de conteúdos;
- Alinhe as mensagens aos objetivos da comunicação corporativa;
- Pesquise com o público interno sobre conteúdos aderentes;
- Planeje as programações a curto, médio e longo prazo;
- Criei interações que vão além das telas (QRCode, Envio de SMS, Quizzes).
E então, pronto para arrasar no conteúdo para TV Corporativa da empresa? Esperamos que esse post tenha trazido insights e ideias para potencializar seus resultados! Se você tem alguma dúvida ou experiência a dividir, compartilhe nos comentários para debatermos 🙂
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