Qual a diferença entre live, transmissão ao vivo, webinar e EAD?

Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 2 minutos

Entenda os termos utilizados na comunicação audiovisual

Você já participou de uma transmissão ao vivo? Assistiu uma live? Se inscreveu em um curso EAD? Acompanhou um webinar?

Esses termos tem sido cada vez mais utilizados no nosso cotidiano. Muitas vezes, eles são pautas do nosso blog e citados em diferentes matérias pela internet. E, alguns deles, chegaram diversas vezes aos tópicos mais comentados durante o ano de 2020. Mas o que cada um deles quer dizer?

Este artigo é para esclarecer esses principais termos e explicar como aplicar cada um deles na sua estratégia de negócios ou comunicação interna.

Vamos lá!

Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo é o termo mais genérico utilizado para vídeos que estão sendo gravados e transmitidos simultaneamente. O velho jargão “quem sabe faz ao vivo” condiz com a necessidade de planejamento dos mínimos detalhes para que tudo esteja funcionando quando a transmissão começar.

Uma transmissão ao vivo pode ser feita de um estúdio profissional ou de casa, com um notebook e webcam. Ela é então distribuída para os espectadores, podendo ser assistidas na TV, computador ou celular.

A transmissão pode ser de eventos para o público ou treinamentos corporativos. Todo o conteúdo que foi transmitido ao vivo é posteriormente convertido em um vídeo, que pode ser editado ou reutilizado na íntegra.

Lives

A palavra em inglês de Live significa simplesmente ao vivo, mas o termo é geralmente utilizado para a transmissão ao vivo nas redes sociais.

As lives de música no Youtube e de conteúdos no Instagram, Facebook e Linkedin foram protagonistas do ano de 2020.

Elas trazem maior engajamento para os perfis nessas redes e podem levar possíveis clientes para o site ou outros conteúdos do mesmo produtor.

Você já pode utilizar os termos transmissão ao vivo e live! Agora aprenda webinar e EAD. (Arte: Juliana Polastri)

Webinar

Os webinar, ou webinários, se explicam pela própria tradução. São seminários, eventos ou palestras transmitidos pela web. A ideia é que o webinar tenha um dia e horário marcado, com começo, meio e fim dentro do seu próprio conteúdo.

O webinar pode ser usado como uma estratégia de marketing, oferecendo conteúdos gratuitos que atraiam o público-alvo ou uma aula paga.

Também podem ser usados no meio corporativo, como treinamentos e até mesmo mensagens dos CEOs e diretores de uma empresa aos colaboradores.

Aprenda como planejar o seu webinar!

EAD

O termo EAD surgiu a partir da sigla de Ensino A Distância. No EAD, nos referimos a cursos de média e longa duração, em que as aulas são gravadas com antecedência e distribuídas para os alunos dentro de uma plataforma.

As principais plataformas EAD permitem o anexo de vídeos, materiais escritos, interação dos alunos por comentários e testes de conhecimento ao final das aulas ou do curso.

O modelo é muito utilizado por instituições de ensino e profissionais autônomos, que disponibilizam cursos livres sobre assuntos que dominem.

Confira passo a passo de como produzir um curso online!

Prontos para utilizar esses novos termos no seu vocabulário?

A Voxel Digital oferece soluções completas e personalizadas de transmissão ao vivo e plataforma EAD para o seu negócio. Entre em contato com os nossos consultores!