Tendo os itens certos é possível criar conteúdo audiovisual, em diferentes estilos, para sua empresa conquistar o engajamento do público
Quando pensamos em produção de conteúdo, o vídeo, com certeza, é um dos primeiros estilos que vem à nossa cabeça. Isso porque somos entretidos, em diferentes displays, por vídeos de depoimentos, entrevistas, animações, programas de televisão, canais de Youtube e filmes, todos os dias.
Uma pesquisa da Cisco mostra que em 2021, o vídeo será responsável por 82% de todo o tráfego da internet. Visando esse fenômeno, muitas empresas já têm seus departamentos de comunicação profissionais de audiovisual e a estrutura necessária para realizar gravações.
Mas, mesmo com pouco equipamentos é possível produzir vídeos de qualidade, de nível profissional, para serem utilizados na comunicação interna e externa da sua empresa.
Listamos alguns itens que consideramos essenciais na hora da gravação, que podem ser utilizados para diferentes captações de vídeos. Acompanhe a seguir!
Equipamentos básicos para uma boa captação
Como o próprio nome diz, audiovisual é a junção de áudio e imagem. Então, para produzir um bom vídeo é necessário ter três equipamentos básicos: câmera, luz e microfone.
A câmera e as luzes serão responsáveis pela qualidade da imagem. As câmeras DSLR (Digital Single Lens Refle) possuem muitas funções manuais e lentes intercambiáveis, permitindo ao cinegrafista mais opções para capturar as cenas. Atualmente, as mais utilizadas são as Canon EOS T3i, T4i (linha simples) e 7D, 6D, 5D (linha mais completa), que gravam vídeos com boa qualidade.
A mirrorless Sony Alpha (A7s, A600) e a Blackmagic Pocket são opções mais caras de câmeras, mas que gravam em 4K e entregam resultado com qualidade superior, sendo utilizadas principalmente em vídeos com produção de maior orçamento.
As câmeras captam luz, que serve não só para iluminar, mas também criar profundidade e contraste na imagem. Iluminadores de led, softbox ou fresnel são os mais indicados para iluminar profissionalmente a cena (normalmente sendo utilizados em 3 pontos focais), sendo encontrados em diversos tamanhos, com variações de intensidade e valores.
O áudio, muito vezes tido como algo menos importante, deve ser bem captado. É possível assistir um vídeo com uma imagem mal gravada, mas não com o áudio ruim. Os microfones mais utilizados para captar áudio direto, como depoimentos e entrevistas, são os de lapela ou shotgun. Já os microfones de mão são mais utilizados em caso de vídeo em formato jornalístico.
É possível gravar o áudio de duas formas: single system, em que é captado no mesmo suporte que a imagem ou double system, em um único dispositivo, como mixer ou gravador digital. No single system você garante mais agilidade na edição, porém, no double system o áudio pode ser melhor trabalhado na pós-produção.
Abaixo, exemplo de vídeo produzido pelo departamento de Marketing, da Voxel Digital:
Acessórios também são importantes
Além de bons equipamentos é interessante ter acessórios que facilitem a gravação. Entre os mais importantes estão os tripés de câmera e luz, que dão suporte, estabilidade e facilitam o manuseio dos equipamentos.
As lentes das câmeras também são acessórios que deixam a captação mais versátil e podem enriquecer o seu vídeo. Elas são classificadas pela distância focal (mm) e a capacidade de abertura de diafragma (f). A maioria das câmeras vem com lentes mais simples, que suprem a maioria das necessidades fotográficas.
Caso você queira investir um pouco mais, o ideal é ter um kit que possibilite imagens de curta, média e longa distância. Modelos como a 50mm f/1.8, lente fixa clara, para situação de baixa luz, ou a teleobjetiva 70-200mm f/2.8, que permite zoom, alteração de perspectiva e desfoques, são boas opções.
A claquete, imortalizada pelo cinema, auxilia na hora da edição do material captado e na sincronização do áudio e da imagem. Um bom fone de ouvido (para acompanhar a captação do áudio), extensões, cartões de memória, baterias extras, pilhas e fitas adesivas são bons aliados na hora de lidar com imprevistos.
Documentos na produção
Para completar os itens necessários para uma gravação, alguns documentos também devem ser destacados: autorização de uso de imagem e ficha de filmagem. Caso a pessoa que vai participar do vídeo, seja de fora ou de dentro da empresa, deve assinar um documento em que autoriza a sua imagem no vídeo, para evitar complicações legais.
Já a ficha de filmagem é utilizada para decupar (selecionar) os melhores takes do material captado durante a gravação. Com a ficha preenchida fica mais fácil para o editor visualizar quais takes ficaram bons, agilizando o processo de pós-produção, principalmente, em gravações mais extensas.
Os dois documentos podem ser baixados no formulário abaixo e modificados conforme o que sua gravação pedir.
Avalie quais são as necessidades de produção de vídeo da sua empresa e monte um kit de filmagem que se adeque melhor a elas. Tendo os itens listados acima e bons profissionais, você estará preparado para produzir vídeos com ótima qualidade!
Conte com a Voxel Digital para soluções completas de implantação, produção, transmissões ao vivo e gerenciamento de conteúdo audiovisual para Digital Signage.