Confira as melhores dicas e ferramentas para manter a equipe engajada em home office
Equipes remotas se tornaram uma realidade no Brasil por conta da pandemia. Desde março de 2020, muitas empresas se reinventaram para que o trabalho home office fosse possível, e segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 30% das empresas brasileiras consideram manter o trabalho remoto mesmo após a pandemia.
Os gestores que encaram o novo desafio de liderar equipes a distância já estão se preparando para essa tendência. Muitos aprendizados e dificuldades surgiram nesse caminho e transformaram a realidade de diversas empresas.
Por isso, separamos 4 dicas e 7 ferramentas para você, gestor, manter a equipe engajada e o alto-astral em home office.
1. Gestão de tarefas
Um dos principais desafios dos gestores é mensurar a produtividade da equipe remota e o rendimento dos processos. Para isso ser possível, todas as tarefas dos colaboradores devem ser mapeadas, contabilizadas e analisadas.
Se esse trabalho já era feito antes do home office, é importante mantê-lo para comparação da produtividade. Se não, é fundamental que o gestor comece a medir e perceber quais ajustes são necessários para que a equipe renda melhor.
A automatização desse registro pode ser um grande aliado dos gestores. Ferramentas como o Asana e Trello são importantes para registrar as tarefas concluídas de cada colaborador e contabilizar o tempo empregado em cada uma delas.
2. Comunicação
Manter contato com os colaboradores é essencial para fortalecer o laço entre o gestor e equipe. A interação entre a própria equipe também reduz mal entendidos que podem acarretar falhas de execução.
Entre as principais ferramentas de comunicação está o Slack para conversas rápidas o Google Meet para reuniões com áudio e vídeo entre o gestor e o colaborador, ou toda a equipe.
3. Compartilhar resultados
O contato com outras áreas da empresa é facilitado quando todos trabalham em uma mesma unidade. A conversa na hora do cafezinho e as TVs Corporativas disseminam as realizações das diferentes frentes do negócio. Durante o home office, as metas atingidas e destaques dos colaboradores podem seguir sendo divulgados por grupos fechados no Facebook ou contas privadas no Instagram.
4. Investir em treinamentos
A especialização das equipes faz com que o turnover de funcionários diminua, que a equipe esteja sempre atualizada e que a cultura organizacional seja seguida por antigos e novos colaboradores.
As empresas podem criar seus próprios cursos em uma plataforma personalizada e segura. A Voxel Digital conta com uma equipe competente e uma estrutura completa para garantir o sucesso do seu treinamento corporativo. Desde o desenvolvimento do projeto, produção de videoaulas, até a distribuição do conteúdo para os colaboradores pela plataforma EAD. Entre em contato com os nossos consultores!
Gestão de times a distância
Para que o trabalho remoto funcione os gestores e as equipes devem partilhar de mútua confiança. Gestores precisam estar atentos para eventuais dificuldades dos colaboradores, que devem se comprometer a entregar o trabalho com qualidade e produtividade.
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