Aprenda a usar a ferramenta Live para atrair o público do Instagram
A era do streaming chegou para ficar e muitas marcas têm apostado na realização de live nas principais plataformas de conteúdo para alcançar mais público, gerar engajamento e aproximar seus seguidores.
O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e milhares de acessos todos os dias. É por essa razão que o torna o principal meio de produção de conteúdo para as empresas atualmente.
Outro fator que faz com que essa mídia social seja tão aproveitada para alcançar o público, são as ferramentas disponibilizadas na plataforma que facilitam a interação com os internautas. E entre uma delas está o Instagram Live.
O que é o Instagram Live?
A ferramenta de transmissão ao vivo foi criada em 2016 como um recurso do Instagram Stories e desde então vem ganhando espaço como um dos principais meios de criação de conteúdo na rede. Isso porque o público caiu no gosto do ao vivo, o que popularizou as lives streamings em outras plataformas e no próprio Instagram.
Por que investir no Instagram Live?
- Aumenta o engajamento do seu perfil/marca, já que o próprio Instagram deixa as lives em transmissão sempre em primeiro lugar nos stories;
- Tem uma troca rápida e humanizada com o seu público;
- Pesquisas comprovam que a maioria dos usuários da rede preferem vídeos do que textos grandes em publicações;
- Desperta um senso de urgência para novidades vindas do seu perfil;
- É uma ótima chance para que você conheça melhor os seus espectadores e o que eles esperam e precisam da sua marca;
- E o melhor, é um investimento de baixo custo e que te oferece retornos positivos!
Confira como se preparar para uma live com as nossas dicas para apresentações!
Quais os equipamentos necessários para uma boa live?
Celular
O primeiro equipamento necessário para uma live no Instagram é o celular. Com o aplicativo baixado e a conta criada, é só clicar no ícone de nova publicação e rolar para direita até ao vivo.
Mas, isso não garante uma live de sucesso. Para que a transmissão tenha uma boa qualidade, o celular precisa de algumas configurações:
Câmera
O ideal é que tanto a câmera frontal quanto a traseira tenham uma boa imagem. Se a live estiver sendo feita com uma só pessoa, ela precisará controlar o aplicativo e utilizar a câmera frontal. Se um acompanhante puder auxiliar na parte técnica da live, a câmera traseira pode ser utilizada.
Desempenho
Para que a live rode sem travar é indicado um aparelho com um bom processador, grande quantidade de memória RAM e armazenamento. O mínimo de memória RAM exigido pelo Instagram é de 2GB, mas 4GB e 6GB são mais indicados para lives.
Bateria
A bateria é mais um ponto de atenção do que uma necessidade, já que o celular pode estar conectado na energia durante a transmissão. É importante garantir que o cabo não esteja com mal contato, e se a live for iniciada sem o celular estar carregando, é necessário certificar de que a bateria aguenta o tempo da live.
Atualmente, o Instagram não tem uma funcionalidade nativa para realização de lives pelo computador. Mas, alguns programas como o InstaFeed ou OBS Studio permitem essa função.
Iluminação
A iluminação é essencial para que a imagem não fique escura ou granulada. Aproveite a luz natural para gravar seus vídeos. Prefira ficar do lado da janela, e não na frente, assim a luz irá iluminar o seu rosto. Ficar de costas para uma janela causa um contra-luz muito forte, e a câmera deixará o apresentador escuro em uma tentativa de equilibrar a iluminação.
A iluminação artificial também é um bom investimento para quem quer profissionalizar as lives ou quando o público é mais engajado durante a noite.
Softbox
A softbox é uma luz contínua com uma capa difusora. Essa iluminação não cria tantos contrastes e deixa traços menos marcados. É uma ótima opção quando o ambiente de gravação não será desmontado – por conta do tamanho das luzes – e já tem uma boa iluminação, apenas completando com uma luz difusa.
LED
Os painéis de led são ideais para ambientes com pouca iluminação. Sua luz forte e dura consegue iluminar bem e garantir que a imagem não ficará escura. Por ser uma luz mais forte, pode causar grandes contrastes no rosto e sombras destacadas. Seus tamanhos vão variar dependendo do painel.
Ring Light
O ring light tem sido o preferido para gravar lives em casa. O anel de led tem uma iluminação mais dura e com sombras, mas como fica focado só no apresentador, não apresenta tantos contrastes no rosto, apenas com o fundo. Seu tamanho também vai variar conforme o ring light adquirido.
Microfone
Apesar do celular ou computador já terem microfones embutidos, dependendo da distância do apresentador e da qualidade do equipamento, o som pode sair baixo ou com ruídos. Microfones externos são recomendados para garantir uma boa qualidade de áudio e sem intervenções de ruídos.
Lapela
O microfone lapela é discreto e mais indicado para transmissões ao vivo. Não necessitam de um operador de microfone e o áudio captado é somente o que a pessoa está falando. Apenas tome cuidado para que o microfone esteja bem posicionado e com a distância ideal da boca.
Microfone de mesa
É uma opção para quem está fazendo a live do Instagram pelo computador. Mais custoso e com uma qualidade de áudio superior a microfones mais simples, captam poucos ruídos e tem alcance dos diferentes tons de voz.
Saiba tudo sobre áudio e edição de som nos vídeos!
Conexão com a internet
A conexão com uma internet de qualidade garante que a live não ficará caindo ou travando. É importante prestar atenção na velocidade de upload, não só de download. Um backup de conexão pode salvar uma transmissão ao vivo.
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Como utilizar os recursos da ferramenta
O uso do Instagram Live é bem simples e qualquer conta logada ao Instagram pode usufruir dos recursos da ferramenta
Confira alguns deles:
Fixar comentários
Para fixar algum comentário importante durante a live, basta clicar em cima e segurar. Para desfixar é só fazer o mesmo comando.
Desabilitar comentários
Para que não haja comentários durante a transmissão só precisa clicar nos três pontinhos na barra de comentários e selecionar “desativar comentários”. É possível habilitar novamente.
Filtrar comentários
Essa opção é ótima para impedir que comentários ofensivos sejam postados. Para acionar esse recurso, vá em configurações > privacidade > comentários. Nesse campo terá a opção de habilitar a ocultação de comentários ofensivos e também o filtro manual, do qual é permitido especificar frases e palavras que se queira ocultar.
Convidar outras contas
Um dos melhores recursos da ferramenta é sem dúvida a possibilidade de convidar outras pessoas para conversar ao vivo. Para fazer isso, clique no ícone de dois rostos que ficam posicionados no canto inferior direito da sua tela. Ao acionar esse comando, uma solicitação será enviada ao contato selecionado que poderá entrar instantaneamente na transmissão.
7 Dicas para realizar uma boa live no Instagram
Monte um roteiro
Ao montar um roteiro é possível conduzir melhor a live e também transmitir exatamente a mensagem que quer passar ao público. Pense no tempo de duração que pretende que a live tenha e separe seu roteiro por momentos ou blocos, desse jeito você consegue se organizar melhor. Mas lembre-se, o tempo máximo de duração da transmissão permitido pelo aplicativo é de até 4 horas.
Divulgue antecipadamente
Programe posts no feed e stories divulgando o dia e o horário da live, assim seus seguidores ficarão sabendo com antecedência e podem se planejar para não perder e avisar aos amigos que se interessam pelo conteúdo. Considere também divulgar em outras redes sociais que seu público esteja.
Invista em uma boa iluminação
É importante que o espectador enxergue bem na live, faça testes com a iluminação antes da transmissão e certifique-se de que a imagem ficará clara e nítida. Procure se instalar em lugares bem iluminados, sem muita interferência visual e também sonora.
Utilize filtros
Pesquise por filtros nos stories que possam auxiliar durante a live. Um bom exemplo é o filtro “presentation”, que tem a função de colocar um fundo ou uma imagem que queira destacar, ótimo para ilustrar o que se pretende falar para quem assiste.
Faça parcerias
Lives com convidados são ótimas para ter mais conteúdo e engajar o público. Pense em uma pessoa que tenha conhecimento sobre o assunto que será abordado e que possa acrescentar ao tema. Outra dica é preparar perguntas ao convidado.
Abra para perguntas
Saber as dúvidas do seu público é extremamente importante para entender o que eles precisam. Essa interação é essencial para criar um laço entre seu perfil e quem o segue, por isso programe sempre um momento das perguntas dos seguidores para também se aproximar mais.
Salve a live no Instagram
Sempre salve a transmissão que foi realizada, desse jeito quem não conseguiu assistir ao vivo pode ver depois. Essa também é uma forma de documentar o seu conteúdo e deixar registrado para futuras consultas e dúvidas dos internautas.
Viu como é simples se conectar com seus seguidores? Utilizar as redes sociais como estratégia digital é um passo importante para cativar o público.
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