Conheça a técnica de mapa mental que ajuda a organizar ideias em estruturas de mapeamento para projetos e planejamentos de vídeos
O mapa mental é um diagrama feito para organizar, memorizar, analisar ou criar um conteúdo. A técnica se utiliza da conexão de conceitos-chave em uma estrutura de ramificações, com diferentes cores e símbolos, para trazer todos os insights sobre determinado assunto. Essas associações funcionam de forma parecida às sinapses do cérebro.
Os conceitos-chave são baseados no lado analítico do cérebro, e as cores e o visual incentivam o nosso lado criativo. Por isso, os mapas mentais são tão instintivos e eficazes.
Entre suas muitas funções, separamos alguns cenários para utilizá-los:
- Aprender;
- Memorizar;
- Desenvolver a criatividade;
- Inovar;
- Criar;
- Solucionar problemas;
- Planejar;
- Estruturar projetos.
Como fazer um mapa mental?
Eles podem ser feitos no papel, com lápis e canetinhas coloridas, ou de forma digital, em ferramentas como o Mind Meister. Vamos ver o passo-a-passo!
1. Título
Comece com a temática do mapa no centro e circule a palavra. Essa palavra corresponde à ideia principal. Pense: qual o objetivo do mapa? Estruturar personagens em um roteiro? Organizar a produção de um vídeo institucional? Essa palavra deve representar esse assunto.
2. Ramificações
Defina as principais informações que precisam estar no mapa. Existem duas formas de seguir as ramificações:
Analítica: São definidos temas “guarda-chuva” do projeto principal. Por exemplo, para o seu projeto de vídeo, as ramificações podem ser os departamentos que vão participar; para estudos de benchmarking, os principais conceitos abordados a partir do tema principal.
Criativa: Deixe seu cérebro fazer as associações e escreva as primeiras palavras que o tema principal lhe remete, como um brainstorming. Essa técnica é mais utilizada para iniciar novas ideias.
As próximas ramificações devem continuar seguindo cada tema. Quais os próximos passos de cada departamento no projeto? Que assuntos existem dentro de cada grupo-chave? Vá respondendo essas questões e desenvolvendo seu mapa mental.
Você pode criar quantas ramificações quiser!
Dica: Não escreva frases longas, apenas palavras-chave que descrevam a ideia.
3. Cores
As cores deixam o diagrama mais visual e facilitam seu entendimento. Você pode definir uma cor para cada ramificação, o que facilita a visualização das palavras-chave.
Outra ideia é marcar de uma cor os problemas e situações críticas e outra as possíveis soluções.
4. Símbolos
Símbolos ou imagens também auxiliam na visualização. O cérebro processa imagens mais rápido que palavras, por isso, são excelentes para a memorização. Associe etapas ou palavras do mapa a símbolos e facilite o entendimento.
5. Revisões e edições
A primeira versão não ficou exatamente como você queria? Não tem problema, é fácil adicionar novas informações sem que fiquem deslocadas do resto do mapa. Portanto, revise quantas vezes for necessário!
Gostou do conteúdo de hoje? Veja também as técnicas de Design Thinking e Matriz de Conteúdo para ajudar na criatividade!
Compartilhe com os colegas para utilizarem no próximo projeto de vídeo!