Curso online: confira dicas de marketing digital para divulgar o seu curso

Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 4 minutos

O ensino à distância tem ganhado muito espaço atualmente, há cada vez mais pessoas buscando curso online dos mais diversos temas para aprender no conforto de suas casas, fazendo seu próprio horário de estudos.

Mas, em meio a tantos cursos e plataformas de ensino, como se destacar diante da infinidade de opções que a internet oferece? Neste artigo, apresentamos alguns conceitos de planejamento de marketing digital que você deve considerar na hora de divulgar os seus cursos online.

Confira!

Quem é o seu público-alvo?

Se você está oferecendo um curso online é porque há um público interessado no assunto. Por isso, antes de tudo, descubra quem é o seu público-alvo, pois isso vai ajudar a segmentar a divulgação e atingir melhor os seus potenciais alunos. Na internet, filtrar é essencial ou você correrá o risco de esgotar os seus investimentos e atingir uma infinidade de pessoas que não têm interesse no que você está oferecendo.

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Defina palavras-chave

As pesquisas na internet trabalham com conceitos específicos e rígidos para filtrar tudo que é publicado, por exemplo, as palavras-chave nas ferramentas de pesquisa do Google. Busque fugir de palavras com conceitos muito amplos que possam direcionar usuários da rede erroneamente e que coloque seus conteúdos no meio de informações dispersas. O que você busca é se posicionar de forma relevante.

Quais são os seus diferenciais?

Por mais criativo e inovador que o seu curso online possa ser, existe alguém em algum lugar no mundo disponibilizando algo (ao menos um pouco) parecido. Ou seja, você tem concorrentes (diretos e indiretos) e a melhor forma de se destacar diante deles é divulgando tudo que você oferece de melhor ou mais específico. Destaque os seus diferenciais nas suas comunicações digitais, isso fará toda diferença.

A importância do marketing digital para divulgação do seu curso online. (Arte: Juliana Polastri)

Trace estratégias

Crie uma campanha que responda a estratégias e objetivos específicos, dessa forma você poderá calcular o investimento, ajustar eventuais falhas com maior facilidade e, principalmente, identificar a vida útil daquela divulgação.

Leia também: Marketing digital para iniciantes – tudo o que você precisa saber para começar

O site

As pessoas buscam curso online, sobretudo, devido à comodidade, flexibilidade e facilidades que uma aula física não pode oferecer. Por isso, preste atenção ao seu site! É nele que potenciais alunos vão procurar informações sobre o curso. O conteúdo do seu site precisa ser atualizado, objetivo e com uma interface o mais intuitiva possível.

A divisão de páginas também é outro fator importante. Muitos sites apresentam a mesma informação em diferentes formatos, em diversos pontos do site, mas muito cuidado com isso: você pode acabar sendo redundante demais e cansar o usuário.

Crie um blog

Um blog sobre os assuntos abordados no curso é uma boa estratégia de divulgação. Isso porque escrever sobre a sua especialidade pode atrair potenciais alunos através de buscas por palavras-chave no Google.

Escreva conteúdos didáticos e dinâmicos, pense em palavras que as pessoas podem buscar sobre o assunto, e sempre deixe em evidência que o usuário pode saber mais sobre o tema no seu curso EaD, estimule a curiosidade do aluno. 

Plataformas de divulgação

Para definir as plataformas de divulgação, é preciso escolher um mix que se comunique efetivamente na rede, que crie sinergia entre as ações e potencialize os seus resultados. Redes sociais, e-mail marketing e links patrocinados são algumas das mais eficientes opções para se criar uma rede que direcione ao site. Esses estão entre os itens mais acessados pelos usuários na rede e oferecem uma infinidade de opções.

As empresas devem criar perfis nas redes, e no caso do EaD essa é uma porta importantíssima para a divulgação de novos cursos e chamadas para promoções e outras ações que pedem divulgações diárias e amplas.

Já no caso do e-mail marketing, o desafio fica na composição de um mailing coerente e que atinja o público certo. Uma das melhores formas de compor o mailing é através do cadastro de interesse no site, por isso, pode ser relevante investir em links patrocinados que direcionem para a sua página, além de buscar um bom posicionamento nos buscadores para que o público descubra seu curso e deseje se manter atualizado em relação a ele.

Acompanhamento é tudo

Um dos erros mais comuns ao lançar a campanha na internet é acreditar que já se fez o dever de casa e ela ganhará vida sozinha. Mas não é bem assim! Por mais que você tenha sido minucioso nas etapas anteriores, há sempre a possibilidade de algo não funcionar como o previsto e quanto mais rápido os ajustes forem feitos, maiores as chances de colocar tudo nos trilhos em tempo hábil.

Por exemplo, se a sua campanha não está tendo as visualizações desejadas ou o percentual de cliques previstos, talvez seja preciso verificar os sites e contextos escolhidos para divulgação. Muitas vezes pequenos ajustes podem dar conta do problema. Outra tarefa importante será responder adequadamente, e em um prazo aceitável, as dúvidas e solicitações de informações que surgirem.

Fazer uma campanha de marketing digital de sucesso leva tempo e requer dedicação. Quando bem investido e aperfeiçoado, os retornos são muito positivos e o esforço recompensado!

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