Marketing digital para iniciantes: Tudo o que você precisa saber para começar
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Marketing digital para iniciantes: Tudo o que você precisa saber para começar

Content Team Voxel Digital
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Tempo de leitura: 7 minutos

Confira este guia completo de marketing digital para quem está começando

O que é marketing digital?

Vamos começar com uma definição simples: marketing digital é qualquer atividade usando a internet que tenha a intenção de trazer mais clientes para o seu negócio.

Essencialmente, se você estiver captando a atenção de possíveis clientes, ou oferecendo um produto ou serviço, você está fazendo marketing digital (desde que seja na internet).

Se você está começando agora, provavelmente já ouviu falar em estratégias de marketing digital. O tema é complexo, mas a boa notícia é que ele não precisa ser complicado.

Profissionais levam anos para dominar apenas um aspecto do marketing digital, que está sempre mudando – mas você pode aprender o básico se souber por onde começar e se manter focado (dica: você está no lugar certo).

Os principais canais de marketing online

O marketing online tem alguns métodos principais que você pode utilizar para trazer mais pessoas para o seu negócio:

Cada uma dessas ferramentas de marketing tem diversas camadas, por isso é difícil dominar mais do que uma. Recomendamos que você entenda um pouco de cada e procure um especialista de marketing de cada segmento para te auxiliar nessa jornada.

Depois de entendermos esses canais principais, você terá uma visão geral do que é uma estratégia de marketing digital completa. Vamos lá!

Search Engine Optimization (SEO)

SEO é a arte de melhorar a visibilidade do seu site no Google.

Sem dúvidas, você já gastou bastante tempo, energia e recursos para se tornar uma autoridade confiável no seu segmento de negócios no mundo offline; com o SEO você fará a mesma coisa, mas para o Google.

Se você é visto como um expert e as pessoas sabem que você existe, você consegue fechar muito mais negócios. Essa é a realidade no ambiente offline e no Google.

Um dos principais objetivos do SEO é trazer pessoas que tenham problemas ou necessidades específicas que a sua empresa pode solucionar. Mas eles não sabem sobre você, ainda.

Por exemplo, vamos dizer que você oferece serviços de marketing em Los Angeles, CA e você quer conseguir mais clientes. Uma boa campanha de SEO ajudaria o seu negócio a aparecer para pessoas que precisam de serviços de marketing, moram em Los Angeles e querem escolher um fornecedor.

Eles vão procurar pelo nome da sua empresa? Não. Porque ainda não sabem que você existe. Eles farão a busca usando as palavras que conhecem. Por exemplo, eles podem procurar por “agência de marketing digital em los angeles”. Isso se chama “palavra-chave”.

Usando algumas ferramentas de SEO bem legais, podemos ver que essa “palavra-chave” tem um volume de busca de 300 – isso significa que essa frase é procurada 300 vezes por mês no Google.

A dificuldade da palavra-chave é calculada a partir do número de buscas e a quantidade de conteúdo disponível.
A dificuldade da palavra-chave é calculada a partir do número de buscas e a quantidade de conteúdo disponível.

Se você quiser que essas 300 pessoas por mês considerem o seu negócio como potencial fornecedor de solução para os problemas deles – o seu site precisa ter um bom SEO.

Como o SEO funciona? Ele é dividido em 4 categorias principais:

1. SEO on-page

É a prática de otimizar as páginas do seu site para gerar o maior impacto em resultados de ferramentas de busca. Algumas boas boas práticas de SEO on-page é a marcação de HTML adequada para o conteúdo; uso de títulos com otimização de palavras-chaves; imagens contendo atributo de textos alternativos, etc.

2. SEO off-page

Consiste na criação de backlinks. Esses links estão em outros sites, mas enviam as pessoas que clicam neles para o seu site. Você pode pensar nesses outros sites como “referências” – eles estão dizendo para o Google que o público em geral recomenda o conteúdo do seu site.

3. SEO técnico

Tem a ver com otimizar seu site para que o Google entenda, interprete e mostre informações do seu site nos resultados de busca. Esse é um assunto mais complexo, mas abrange coisas como estrutura do site, velocidade de carregamento, otimização de código, etc.

4. SEO de conteúdo


É sobre otimizar e estruturar os diversos conteúdos que se relacionam entre si, dando ao seu site a chance de ser visto pelo Google como uma autoridade nos tópicos abrangidos por você.

Search Engine Marketing (SEM)

Considerado “o primo do SEO”, esse canal de marketing também obtém resultados a partir das ferramentas de busca. A diferença é que ele cobra para mostrar o seu site.

A principal forma de funcionamento do SEM é anúncio pago por click (Pay per Click – PPC).

Isso significa que a cobrança é feita todas as vezes que alguém clica no seu link. E onde você aparece? Bem, na plataforma que você quiser.

Você começa com os grandes: Google e Bing. Você os paga para exibir seu site ou sua oferta com destaque sempre que alguém pesquisar pelos produtos/serviços que você vende – mas, você só paga quando a pessoa clicar no seu resultado.

A quantia necessária de investimento varia de acordo com a concorrência. Os resultados de SEM sempre vão aparecer com um ícone de “Ads” ou “Anúncio” nos mecanismos de busca.

As palavras-chaves no marketing digital são os termos que os clientes usam para buscar soluções.
As palavras-chaves no marketing digital são os termos que os clientes usam para buscar soluções.


Anúncios pagos são tipicamente mais caros do que os outros tipos de marketing digital, mas os resultados são rápidos. Se você precisa de novas vendas o mais rápido possível, anúncios pagos são a melhor forma.

Marketing de mídias sociais

Atualmente, todo mundo conhece as mídias sociais e elas também podem ser usadas para expandir seus negócios.

No marketing de mídias sociais você deve ser ativo nos canais que o seu consumidor está – Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter, etc.

Não há como negar que as mídias sociais ajudam a impulsionar o reconhecimento de marca e as vendas, pois praticamente todo mundo passa uma parte do dia nas mídias sociais.

Um dos pontos-chave para uma campanha de mídias sociais de sucesso é prover o tipo certo de conteúdo para cada plataforma – por exemplo, as pessoas não gostam de conteúdos longos no Facebook, mas assistem grandes vídeos no Youtube.

Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário:

    • Constantemente criar conteúdo relevante para cada plataforma;
    • Responder a sua audiência;
    • Agregar valor;
    • Ser paciente.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é sobre providenciar informações valiosas para a sua audiência em forma de conteúdos consumíveis.

Considere que o conteúdo na sua página de produtos ou serviços, as publicações do seu blog e até os artigos publicados em outros sites têm o objetivo de melhorar a sua posição nas ferramentas de busca e transformá-lo na referência do seu nicho.

Todos esses são exemplos de marketing de conteúdo e otimização.

Por exemplo, vamos dizer que você é uma produtora de vídeos especializada em vídeos corporativos.

Um tipo de conteúdo interessante seria publicar um artigo com título “Estilos de vídeos para empresas”.

Um artigo assim vai trazer uma quantia significativa de pessoas que se interessam pelo assunto para o site – potenciais clientes – sem a necessidade de pagar por anúncios.

Cada público-alvo utiliza diferentes palavras-chaves em sua busca.
Cada público-alvo utiliza diferentes palavras-chaves em sua busca.

Produzir conteúdo que agregue valor para sua audiência é uma maneira incrível de começar no marketing digital.

Anúncio patrocinado – Pay-per-click (PPC)

O Pay-per-click significa que você vai pagar quando uma pessoa clicar no seu anúncio.

Sim, é o mesmo mecanismo usado no SEM. Mas ele não é exclusivo dos sites de busca.

O Google e o Facebook são as maiores plataformas de anúncios pagos. Elas permitem que você selecione o comprador ideal para mostrar seus anúncios.

Anúncios no Facebook e Instagram possibilitam você ser realmente específico com a segmentação.

Por exemplo, você pode mostrar seu anúncio apenas para “homens que moram em São Paulo, com idade entre 24 e 34 anos, que gostem dos filmes do Quentin Tarantino“.

No mundo online, anúncios são extremamente precisos e muito poderosos para gerar novos negócios.

Email Marketing

O email surgiu muito antes do que os outros canais e plataformas que você leu neste artigo de marketing digital para iniciantes até agora. Mas ele ainda está vivo e tem uma grande importância.

Muitos empresários e comerciantes consideram sua lista de email um dos seus recursos mais valiosos.

Com o email marketing é possível se comunicar diretamente com o seu público-alvo. Isso ajuda a manter relações de longo prazo com os seus clientes, não apenas comunicados de transações.

Por exemplo, você pode fazer a conhecida “campanha gota a gota”. São campanhas de marketing automatizadas que fazem o acompanhamento dos usuários. Você escreve uma vez e elas funcionaram sem a necessidade de você enviar cada email.

Existem diversas ferramentas de email marketing que te ajudam a monetizar sua lista de emails e automatizar suas campanhas.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é basicamente ser pago por uma empresa para indicar pessoas ao seu produto. Você vê isso o tempo todo.

Muitos varejistas de grande porte têm programas de afiliados – eles são pagos por ajudar a fazer vendas. Quando uma indicação sua compra um produto da empresa da qual você é um “afiliado”, você é pago.

A Amazon é o exemplo perfeito. Depois de se inscrever no programa de afiliados, você recebe um link para todas as páginas de produtos e recebe de 3 a 10% por cada compra.
Você pode colocar links de afiliados em suas postagens de blog, emails, em suas mídias sociais ou enviá-los diretamente para amigos que possam estar interessados. Se eles clicarem no link e comprarem o produto, a empresa da qual você é afiliado paga uma pequena comissão.

Muitas pessoas fizeram disso seu principal negócio e estão ganhando dinheiro com isso. É uma ótima maneira de começar a monetizar conteúdos online, se você não tem seu próprio negócio.

O marketing digital é utilizado para alavancar negócios. (Arte: Juliana Polastri)
O marketing digital é utilizado para alavancar negócios. (Arte: Juliana Polastri)

Qual o próximo passo do meu Marketing Digital?

Agora você já tem um entendimento básico do marketing digital. Claro que ainda existe muito mais sobre diversos canais de marketing online discutidos aqui. Mas por enquanto, você tem uma base sólida de informações de cada um deles.

Qual desses canais que você aprendeu nesse artigo de marketing digital para iniciantes você vai usar?
Não existe uma resposta certa, o melhor é usar uma combinação de canais para personalizar sua campanha de marketing para as necessidades da sua marca.


Este artigo do Devin Schumacher é original do SERP Co.
Tradução e edição feitas pela Equipe da Voxel Digital.

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