Saiba como fazer um vídeo para YouTube e como fazer o upload de vídeos no YouTube
O YouTube é uma plataforma bastante apropriada para divulgar seus produtos ou serviços em campanhas eficazes de marketing digital usando vídeos.
Ou simplesmente registrar seus pensamentos e ações criativas em meios audiovisuais.
Se a sua dúvida é por onde começar, já te adiantamos que não é assim tão complicado elaborar um vídeo para o YouTube: basta ter o equipamento correto e seguir alguns passos para colocar sua criação no ar.
Quer saber como fazer isso? Confira os 5 passos para fazer um vídeo para o YouTube:
Passo 1: Escolha o conteúdo do seu vídeo
A primeira coisa a ser feita é decidir sobre o material que vai ser publicado. É claro que pode-se filmar aleatoriamente ou de forma espontânea nos conteúdos que são de humor ou ideias divertidas. Mas isso não funciona assim quando falamos em ações institucionais, cursos online ou para a publicidade de seu negócio.
Pense a respeito da duração do vídeo e para qual público ele vai estar voltado, entre outras perguntas que serão válidas para preparar o roteiro desse material.
Passo 2: Separe seu equipamento
Provavelmente você não pretende fazer algo tão elaborado quanto fazem os produtores de grande renome. Mas o vídeo do YouTube não tem que apresentar um alto calibre de produção. Ele deve ter o áudio, a imagem e a iluminação mais adequados para que sua mensagem seja corretamente passada.
Tudo começa com uma ideia e deve se transformar em um conteúdo valioso e relevante para a audiência que você deseja conquistar. Hoje em dia, um simples smartphone ou webcam podem ser ótimos aliados para a confecção de um vídeo eficiente. Mas se você tiver microfones mais sofisticados, fontes de luz profissionais e câmeras de alta qualidade, não deixe de usá-los.
Passo 3: Grave seu vídeo
Depois que você tiver feito um roteiro de falas e tomadas de cena, é chegada a hora de gravar o conteúdo. Nessa hora aposte no seu conhecimento e se solte. Fale com eloquência e procure articular bem as palavras para ser entendido com clareza. Tente cobrir todas as partes do conteúdo que você planejou para aquele vídeo. Vale a pena também gravar mais tomadas do que você acha que vai usar, não só para ter cenas de reserva, mas também para escolher aquela que ficou melhor.
Veja as dicas de apresentação em um estúdio de gravação profissional e como fazer uma boa composição de cena.
Passo 4: Edite seu conteúdo
Existem vários softwares, alguns pagos e outros gratuitos, para fazer edições de áudio e vídeo em seu computador. A coisa não precisa ficar exatamente uma obra-prima, mas você vai poder melhorar luz, imagens, contraste, limpar o áudio e encaixar bem o som com o andamento da filmagem, adicionando trilha sonora ou efeitos especiais, se quiser.
Aprenda neste post como editar seu vídeo com qualidade.
Execute todas as edições que considerar necessárias ou desejáveis para o seu vídeo, e depois salve seu resultado em uma extensão que seja exportável para o YouTube: .mov, .mpeg, .avi, .wmv, .flv, .webm ou .3gpp, por exemplo.
Formatos de vídeo para o Youtube
Passo 5: Faça o upload de seu vídeo para o YouTube
O carregamento do vídeo é a parte mais fácil de todo o processo. Vamos entender como ele funciona!
Conta no YouTube
Se você ainda não tem uma conta no YouTube, é necessário criá-la. Preencha suas informações e seu email. Não se preocupe, você pode mudar o nome comercial do canal depois.
Escreva sobre o seu negócio e que tipo de conteúdo o seu público irá receber ao se inscrever, faça o upload das fotos de perfil e de capa e agora sim escolha o nome do seu canal.
Login no YouTube
Quando você já tiver uma conta e um canal criado, é só fazer o login e ir para o próximo passo.
Carregar o vídeo
Agora é só clicar no canto superior direito no “Criar”. Você terá a opção de “Enviar vídeo” ou “Transmitir ao vivo”. Siga com a opção de enviar o seu vídeo. Agora é só selecionar o arquivo do seu computador, ou arrastar o arquivo até a tela.
Informações complementares
Após o upload, introduza as informações básicas do seu material (título, categoria, descrição, tags, thumbnail) e salve as alterações quando terminar. Tente manter suas tags curtas e bastante relacionadas com o conteúdo do vídeo, elas serão as palavras-chave que ajudarão seu público-alvo a encontrar seu material mais facilmente nos mecanismos de busca da internet.
Análise de resultados
Na medida em que for publicando mais e mais vídeos no YouTube, você vai alcançar melhores análises de conteúdo e aperfeiçoar muito mais seu material.
Além disso, vale destacar que existem outras plataformas para hospedagem dos seus vídeos que podem ser muito mais eficientes para a distribuição de conteúdos mais institucionais ou didáticos, como cursos online.
Já pensou em profissionalizar mais sua produção de vídeos? A Voxel Digital tem a solução ideal para você.
Atuamos com produção audiovisual, entregando vídeos completos para nossos clientes, desde o conceito até o resultado final!
Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário!