Transformação Digital: entenda o que é e como impacta as organizações
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Transformação Digital: entenda o que é e como impacta as organizações

Content Team Voxel Digital
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Tempo de leitura: 4 minutos

A transformação digital é a base para o avanço dos processos das empresas ao redor do mundo

Transformação digital” é a adaptação das empresas aos avanços tecnológicos e pode ser definida como uma forma de mudar os processos internos e de relação com o consumidor utilizando ferramentas digitais e tecnologia.

Pesquisas do Ibope mostraram que 2016 teve o maior registro de lojas físicas desocupadas em shopping brasileiros. Isso mostra que, possivelmente, as empresas estão encontrando outras formas de atingir o seu público, principalmente no meio online.

Para empresas que não aderiram a algumas mudanças tecnológicas, aconteceu o que era inevitável: foram engolidas pela tecnologia das concorrentes.

Se lembra da Blockbuster? Ela foi a maior empresa locadora de filmes e games do mundo, mas foi extinta em 2013. O costume de ir até a locadora foi ultrapassado no momento em que a tecnologia on demand surgiu.

Esse é um exemplo bem próximo, e mostra como a transformação digital funciona. Ao mesmo tempo em que as transformações melhoram as empresas, também podem impactar todo um segmento, deixando para trás quem não se adapta.

Entenda mais sobre a importância da transformação digital a seguir.

Para que serve a transformação digital?

A transformação digital se trata, sobretudo, de um processo de mudança e adaptação. As inovações são importantes para a humanidade desde sempre, e, se tratando de empresas, são uma forma de tornar processos, como vendas ou produção, mais práticos.

A tendência é que as empresas aproveitem cada vez mais a tecnologia para os processos de venda e atendimento ao público. Podemos destacar os pontos de aplicação mais significativos da seguinte forma:

Uma nova forma de consumir

Com a diminuição das pessoas frequentando shoppings e lojas para compras, surge a necessidade de um novo local de compras. Por isso, é importante olhar para as tendências de comercialização dos produtos. Segundo a Ebit/Nielsen, o e-commerce cresceu 12% só no primeiro semestre de 2018.

Isso mostra a importância da participação no mercado virtual. Conseguir relevância na internet e construir bons relacionamentos com os clientes fornece credibilidade para a sua empresa, algo que se reflete na melhoria das vendas. Esse é um aspecto que pode ser atribuído à transformação digital do varejo.

Melhora a comunicação com clientes

Pense no setor financeiro de uma empresa, incluindo os custos com comunicação com os clientes. Tudo isso pode ser melhorado e simplificado com uma ferramenta CCM Omnichannel, por exemplo. A tecnologia é capaz de relacionar toda a comunicação entre empresa e cliente.

Seja por meio de e-mails, mensagens e Facebook Messenger, só o que precisa ser feito é o agendamento dos disparos. Com isso, além de simplificar o processo de comunicação, também é possível economizar em recursos e tempo.

Podemos ver um bom exemplo dessa transformação na rede Magazine Luiza. A empresa deixou de trabalhar somente com lojas físicas para ser um negócio predominantemente digital, com aplicativo de compras, inteligência artificial e muito mais. Com isso, foi criada uma brand persona chamada “Magalu”. A partir desse ponto, a identidade visual da empresa foi “humanizada”, algo que aproxima os clientes da empresa. Além da imagem, a tecnologia foi aplicada para tornar mais ágeis os setores de venda e atendimento ao cliente.

A transformação digital está presente em diversos níveis das organizações. (Arte: Juliana Polastri)
A transformação digital está presente em diversos níveis das organizações. (Arte: Juliana Polastri)

Esse é um exemplo a ser considerando. O segmento da sua empresa pode ser muito mais eficiente e aprender como vender pela internet, realizando divulgação por outros meios que não sejam os veículos tradicionais de divulgação. A internet tem diversas possibilidades, não só de venda, como também captação de clientes, interação com o público e feedback do seu desempenho no mercado, construindo novos posicionamentos de marca.

Como aproveitar a transformação digital?

Em um cenário cada vez mais conectado, estudar o impacto da transformação digital pode ser um fator importante para utilizá-la a seu favor.

A captação de uma base de leads é importante e uma forma eficiente de adquirir um novo cliente. Por isso, investir em ferramentas com foco no seu público-alvo é uma boa maneira de atrair mais pessoas. Além de atrair, poder entender os comportamentos do seu público contribui para melhorar o atendimento da empresa.

Além disso, a transformação digital traz mais eficiência para a sua produção. Digitalizar os processos internos é uma realidade atualmente, tanto no operacional quanto na gestão de pessoas e comunicação.

Conclusão

Por meio da tecnologia envolvida na transformação digital, as empresas garantem melhores resultados e melhoram o seu desempenho. Por isso, aprender a se relacionar com a tecnologia se tornou importante para a qualidade dos serviços e captação de clientes.

Mesmo que todas as empresas devam aderir, cada uma delas começa em um estágio diferente da transformação digital, não existindo uma estrutura pré-definida.

O mercado exige essa mudança. Melhorar os processos por meio de tecnologia leva eficiência para a produção, o que é convertido em resultados mais assertivos, possibilidades novas de negócios e um ritmo de crescimento muito importante para se manter competitivo.

 


Esse artigo foi escrito por nosso parceiro Soluções Industriais, redator André de Angelo.

Edição Voxel Digital: Daniela Leite

 

 

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