Parece futurista, mas os espaços de trabalho digitais já estão sendo tomados por todo tipo de inovação, desde Algoritmos até Inteligência Artificial; confira aqui as melhores novidades para trabalhar a comunicação interna com os colaboradores no ambiente virtual
O papel da tecnologia é indiscutível na forma como trabalha-se nas mais diversas áreas profissionais. Hoje, praticamente nenhuma empresa funciona sem e-mails, videoconferências, compartilhamento de informação via web, marketing digital, TVs Corporativas, entre outros processos e ferramentas virtuais.
Nesse cenário, o espaço fixo de trabalho também já não é uma obrigação: há inúmeras alternativas ao tradicional ato de “bater ponto na firma”. A entrega de resultados não está mais confinada às paredes das grandes corporações. Aos profissionais, são abertos vários modelos de trabalho, seja em casa (home office), viajando, em espaços de coworking, ou onde for mais conveniente.
O que possibilitou esse desprendimento dos profissionais de locais físicos de trabalho? Bom, em primeiro lugar, não são todas as profissões que contam com essa flexibilidade, já que algumas precisam de uma estrutura física bastante específica para o pleno exercício das funções, como os profissionais da saúde e operadores de fábrica, por exemplo. Já outras profissões, ligadas à criatividade, tecnologia, conteúdo, consultoria e outras permitem o trabalho remoto, já que requerem, basicamente, acesso a um computador ou dispositivo móvel.
Assim, uma tendência que está se consolidando dentre essas áreas de atuação são os Digital Workplaces, ou Ambientes Digitais de Trabalho, que, de acordo com definição de Paul Miller, CEO da Digital Workplace Group, consiste no conjunto de ferramentas digitais oferecidos por uma empresa que possibilita a realização do trabalho (remoto ou não) dos colaboradores.
Bastante variáveis, os Ambientes Digitais são programados a partir das necessidades de cada empresa e cargo. Nesse artigo, discutiremos como a comunicação interna se encaixa nessa dinâmica virtual e quais são as novas tendências que estão aprimorando essa modalidade de trabalho, de acordo com grandes especialistas da área. Acompanhe a seguir!
Como fica a comunicação interna quando o profissional trabalha a distância?
É importante ter em mente que o trabalho a distância não exclui a necessidade de o colaborador estar conectado ao branding, valores, missão e comunicados da empresa. Por isso, é necessário que dentre as funcionalidades básicas do Digital Workplace exista uma infra-estrutura de comunicação que o conecte ao endomarketing e gestão da empresa, como se estivesse trabalhando presencialmente.
Nesse sentido, as redes corporativas precisam estar preparadas para ter uma comunicação robusta por meio de vídeos, voz e dados. É o que aponta artigo da S+B, especializada em estratégias de negócios. A infra-estrutura de comunicação é listada como um dos “cinco elementos essenciais para Digital Workplaces”. Enfatiza-se a necessidade de conectar pessoas em tempo real, promover encontros online e contar com tecnologia de ponta para videoconferências, visando-se ter resultados diferenciados. A ideia é simplificar o processo de agendamento e participação dos calls, facilitando a colaboração mútua e poupando custos.
Não obstante, o compartilhamento e acesso a documentos, projetos e informações entre colaboradores devem ser ágeis e centralizados. Visualizar, editar e compartilhar arquivos facilmente é um ponto crucial para ambientes colaborativos virtuais.
Outro ponto é a segurança digital, para que não haja perda ou vazamento de informações confidenciais. Os especialistas da S+B afirmam que grande parte da segurança digital é garantida pelo armazenamento de informações da empresa em clouds (nuvens) privadas. Além de seguras, as clouds permitem o acesso das informações por dispositivos móveis e inúmeras interações com os dados, mesmo de forma offline.
A acessibilidade do ambiente por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones (pessoais ou concedidos pela empresa) é destacado também como fator importante para a efetividade do Digital Workplace. Afinal, muitas vezes é mais prático poder trabalhar a partir de qualquer dispositivo, não é?
E as tendências?
Há ainda mais tendências para os Digital Workplaces, segundo o co-fundador da iniciativa Digital Workplace da Gartner, Matthew W. Cain. Abaixo, listamos algumas delas, baseadas no webinar “Top 10 Emerging Digital Workplace Technologies to Transform Your Business”, de W. Cain (disponível aqui):
- Algoritmos: dentro do Workplace, os algoritmos funcionam como mecanismos que entregam conteúdo relevante ao colaborador, ao encontro das funções explícitas e implícitas que ele desempenha profissionalmente;
- Analytics: fornece ao colaborador ferramentas para uma ágil análise de dados úteis ao seu trabalho, com dashboards e organogramas;
- Realidade Virtual: a convergência do mundo real com a realidade virtual permite entregar experiências imersivas ao colaborador, criando simulações para treinamentos seguros e verossímeis;
- Trabalho em time: o trabalho a distância não precisa ser individual. A tendência é que nos espaços digitais de trabalho hajam ferramentas que quebrem barreiras organizacionais para unir colaboradores em prol da resolução de problemas e geração de ideias;
- Integração de processos: permite aos colaboradores (que dominam o Desenvolvimento Web) a integração de outras aplicações ao Digital Workplace, de acordo com suas necessidades de trabalho;
- Inteligência Artificial: a presença de assistentes virtuais para realizar tarefas pode ter várias aplicações e é gerenciável por software;
- Microlearning: consiste em tutoriais curtos e contextuais na plataforma de Workplace, a respeito das ferramentas digitais disponíveis, para melhor aproveitamento dos recursos pelo colaborador.
Para acessar a lista completa, leia aqui (em inglês).
Você já se deparou com alguma dessas inovações em um ambiente de trabalho virtual? Sabia que eram possíveis tantas funcionalidades voltadas ao trabalho não presencial? Deixe suas impressões nos comentários!