Se você tem um site de cursos online, já sabe que é preciso manter uma vigilância constante para que tudo sempre funcione bem. Mas alguns pequenos erros podem comprometer a navegabilidade do seu site; entenda como evitá-los
Você já entrou em algum site e logo desistiu de explorá-lo devido a alguma situação como: páginas travando, poluição visual, textos mal escritos, pop-ups demais? Pois é, na rede, isso é mais comum do que se imagina.
Para quem empreende na internet, esses são pontos críticos de atenção. Afinal, afastar usuários devido a esses erros amadores é algo que, definitivamente, não pode acontecer. O que pode se tornar um ruído na experiência dos visitantes de seu site? Nesta lista, compilamos algumas das coisas que você deve evitar caso queira garantir o sucesso de seu empreendimento. Acompanhe!
1. Lentidão
Algumas pesquisas já provaram que usuários desistem de acessar um link se ele não carrega em menos de 6 segundos. Para garantir que os visitantes entrem — e permaneçam — no seu site, ele precisa ser rápido.
Pode ser tentador criar uma homepage vistosa para chamar a atenção dos usuários, mas você só estará tornando o carregamento mais lento. Por isso, evite coisas que diminuam a performance, como animações em flash, plugins, scripts desnecessários, música e vídeos que começam a tocar sozinhos, imagens pesadas, etc.
Uma imagem vale por 1000 palavras? Nem sempre! Se as imagens que você selecionou para sua página não dialogam ou complementam o resto do conteúdo, elas desviam a atenção da mensagem original e podem pesar na hora do acesso.
Por isso, evite carregar seu site com elementos demais, e, em vez disso, selecione poucos itens visuais de boa qualidade que acrescentarão ao objetivo e visão de sua empresa.
2. Não ser responsivo
Hoje, as pessoas acessam conteúdos online a partir de diversas telas e sistemas, principalmente utilizando dispositivos móveis. Por isso, o maior pecado de muitos sites é não contarem com o recurso de responsividade, o que faz com que percam potenciais visitantes caso a navegabilidade seja prejudicada em aparelhos portáteis.
Além de garantir um carregamento praticamente instantâneo, é a responsividade que garante que o site e a plataforma de cursos se adapte a todos os dispositivos (celulares, tablets, notebooks), navegadores (Chrome, Firefox, etc) e sistemas operacionais (Android, iOS, etc).
3. Textos longos
Quem acessa um site de cursos online quer informação com rapidez e agilidade. Dessa maneira, enquanto os cursos devem ser muito bem explicados, evite textos muito longos. Preze por informações importantes do curso como: preço, duração, número de aulas, certificação, contato.
Afinal, sabemos que poucas pessoas têm a paciência de ler conteúdos intermináveis, ainda mais quando há tantos links mais interessantes a serem visitados.
Revise todos os textos presentes no seu site e avalie se eles são os mais sucintos possíveis. Vá direto ao ponto!
4. Propaganda invasiva
Colocar propagandas em suas páginas é uma boa maneira de monetizar seu site, mas deve ser feito com cuidado. Os consumidores têm uma tolerância cada vez mais baixa para páginas cheias de banners de propaganda e pop-ups irritantes. Além de esconder o seu conteúdo, os anúncios prejudicam muito a experiência de quem está visitando. Nós garantimos que eles não permanecerão com a aba aberta por muito tempo.
Evite propagandas que não tenham a ver com seu site, e faça a opção pelo marketing dirigido, que exibe ofertas selecionadas. Elas são baseadas nos interesses do seu público e na área de atuação de sua empresa. Quando não são invasivos, os anúncios parecem um complemento natural à página e podem até mesmo enriquecer a experiência de navegação dos usuários.
5. Exagero no SEO
O SEO é o conjunto de estratégias usadas para aumentar a visibilidade de um site nas ferramentas de busca. Quando usado de maneira bem pensada, é muito eficiente na atração de tráfego orgânico e conversão de visitantes em clientes. Mas também é muito fácil errar a mão.
Então, cuidado! O criador de conteúdo deve pensar que, antes de priorizar o rankeamento de seu site, deve pensar na experiência de quem está lendo. As pessoas detectam facilmente textos muito “engessados” dentro do SEO ou quando as palavras-chave são usadas de forma forçada.
Busque o equilíbrio, tente encaixar as palavras-chave estrategicamente e pense no seu leitor acima dos robôs do Google! O próprio Google, quando detecta uso inapropriado de SEO, bloqueia páginas ou diminui sua posição no ranking.
O que dá o tom de profissionalismo a um site é um conteúdo de qualidade aliado à atenção aos detalhes! Com paciência e perseverança, seu site de cursos online será um sucesso! A grande tendência é priorizar a experiência do consumidor e fazer de tudo para que o site seja atrativo e fácil de utilizar.
Agora que você já poderá aperfeiçoar seu site de cursos online, que tal aprender algumas técnicas incríveis para otimizar também os seus vídeos? Temos certeza que essas dicas de equipamentos e técnicas te ajudarão a produzir conteúdos ainda mais profissionais para disponibilizar em sua plataforma de cursos.