Passo a passo para vender seu conhecimento online
Passo a passo para vender seu conhecimento online
Passo a passo para vender seu conhecimento online
Cursos Online

Passo a passo para vender seu conhecimento online

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

A Internet é uma grande facilitadora da difusão de conhecimento. E, é claro, os profissionais que trabalham com isso são extremamente favorecidos. Afinal, se um professor de um curso de extensão antes só podia repassar o conteúdo para regiões próximas a sua cidade, hoje ele pode expandir seu número de alunos para todo o Brasil — e até mesmo para o mundo.

As plataformas de ensino online estão cada vez mais sofisticadas. Há também quem prefira modelos mais simplificados, como apenas um website e vídeo-aulas. Outros que permitem fazer um verdadeiro acompanhamento do aluno, com contratação de monitores online e plantão de tira-dúvidas ao vivo.

Se você quer investir nesse formato, anote agora o nosso passo a passo para vender o seu conhecimento online:

1 – Defina o público-alvo

A primeira coisa que você deve pensar é: com quem quero falar? Quem irá se interessar pelo meu curso? Concurseiros buscando material de apoio? Profissionais da área que já estão no mercado e querem atualizar seus conhecimentos? Desempregados buscando capacitação para entrarem no mercado de trabalho? É preciso pensar nisso para seguir para os próximos passos.

2 – Defina o tom e a linguagem que irá usar

Definido o público-alvo, é hora de pensar que tipo de tom e linguagem chegará com maior eficiência para eles. Por exemplo, vamos supor que você defina que irá fazer um curso para pessoas que queiram passar em carreiras nos tribunais. São pessoas já com alto grau de instrução e que estão acostumadas e condicionadas a um tipo de tom mais sério, rígido, informacional. Já se você optar para um curso para concurseiros de nível médio, as pessoas talvez tenham mais dificuldades na aprendizagem. Assim, uma linguagem mais didática, despojada e até mesmo repetitiva pode ser mais eficiente.

3 – Faça um planejamento das aulas

Você precisará definir quanto tempo terá cada aula e qual será o prazo de duração do curso completo. Diante disso, divida o conteúdo pelas disciplinas, pelo módulos e, finalmente, pelas aulas e programe cada uma delas: o que será dito, como será dito, quais exemplos serão dados, se terá exercícios ou não. Lembre-se que se você for gravar sua aula e exceder o tempo previsto, por exemplo, terá que cortar partes do conteúdo. Portanto, atente-se bem a essa parte.

4 – Prepare o ambiente

Escolha um bom local para a gravação. Se for preciso, alugue um espaço para produzir o curso. Lembre-se que é a sua credibilidade que está em jogo, portanto, não seja amador de gravar em sua casa, com condições ruins de iluminação e som, com chance de ruídos e distrações. Escolha um ambiente que remeta a educação como sala de aula, biblioteca ou até mesmo alugue um estúdio e use um chroma key (aquele fundo verde ou azul), adicionando depois a imagem que se adequar melhor.

5 – Tenha a infraestrutura básica

Lembre-se que você vai ter que utilizar alguns recursos durante a sua aula. Um quadro branco, pincéis atômicos, apagador, réguas, enfim. Claro que há especificidades dentro de cada área, por isso pense que é preciso ter em mãos tudo que irá utilizar durante o curso. Também invista em um microfone e uma boa câmera para fazer a captação corretamente.

6 – Saiba fazer uma boa edição

Muito raramente as vídeo-aulas são gravadas totalmente sem edição. Isso porque às vezes o tempo excede o limite, há algum erro, o áudio não ficou bom em determinado ponto, a iluminação não ficou boa, etc. Até porque é preciso inserir logo e caracteres, para mostrar a identidade do seu curso. Por isso ou você tem que ser um bom editor ou chamar uma empresa terceirizada para realizar esse trabalho.

7 – Escolha uma boa forma de transmissão

É preciso escolher bem o canal onde irá transmitir — deixar seu vídeo no YouTube é arriscado, por questões de pirataria. Por isso, escolha uma boa plataforma de transmissão, que irá assegurar qualidade, velocidade e segurança na hora de exibir seu curso.

Pronto para investir nesse formato? Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas ou deixe um comentário abaixo!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário