Aprenda a alcançar o público do seu curso online com a persona e ter sucesso no seu conteúdo
Os cursos onlines e webinars são uma modalidade de ensino a distância para capacitação e novos aprendizados. Esses módulos trazem comodidade e flexibilidade para o aluno e escalabilidade para o produtor. Por isso, a demanda e oferta do formato online de conteúdo está em ascensão no Brasil e no mundo, principalmente, após a pandemia.
Para lançar um curso online e se destacar da concorrência é preciso entender para quem ele será vendido e por quem será assistido. Existem diversas técnicas de identificar o público e criar um conteúdo de qualidade para eles, a persona é uma delas.
Entenda abaixo como o conceito de “personas” pode ajudar na produção do seu curso e webinar online.
O que é a persona?
As personas são representações fictícias de um segmento do público-alvo. São baseadas em dados reais do público-alvo, mas representados por uma descrição detalhada, como um personagem fictício.
Uma persona vai ter um nome, gênero, profissão, sonhos, medos, padrões de comportamento, valores e crenças. Muito parecida com fichas de pessoas reais, a persona tem que ser compreendida ao olhar uma cartela.
Apesar de fictícias, elas são construídas a partir de pesquisas reais, que compreendem quem é o público-alvo.
Diferença entre público-alvo e persona
Enquanto o público-alvo é definido por dados gerais:
- Homens entre 25 e 30 anos que gostam de esportes.
A persona é uma personificação ideal desse público-alvo:
- Mauro, 26 anos, publicitário, corre 3x por semana de manhã e joga basquete com os amigos no fim de semana.
Trabalhar com as personas auxilia na hora de montar uma estratégia para atingir esse público. A empatia humana faz com que a mensagem certa seja enviada para a pessoa certa, na hora certa. É mais fácil imaginar e enquadrar o dia a dia do Mauro, do que de um perfil estatístico, sem conexão com a realidade.
Também pode ser interessante trabalhar com mais de uma persona, abrangendo personalidades mais específicas de um público-alvo amplo. Mas cuidado! Se uma estratégia tiver muitas personas, ela pode perder o foco.
Pesquisa de público-alvo
Para que a persona trabalhada seja fiel à realidade, é importante que seja efetuada uma pesquisa de público-alvo, que vai levantar os seguintes dados:
- Geográficos;
- Demográficos;
- Comportamentais;
- Psicológicos.
Algumas informações podem ser levantadas por uma pesquisa quantitativa, como os dados geográficos e demográficos. Já os dados comportamentais e psicográficos são melhores levantados por pesquisas qualitativas, de entrevista ou observação.
Segmentação do público-alvo
Após todos esses dados serem levantados pelas pesquisas, é preciso encontrar padrões em comum desse público-alvo. Cada vez mais uma segmentação eficaz tem se dado por padrões comportamentais e psicológicos, em vez de dados geográficos e demográficos.
Essa segmentação é importante para que o consumidor do conteúdo se identifique com a mensagem e a maneira como ela está sendo passada.
Como construir a persona para seu curso online
Levantar dados
Se você já tiver clientes no offline, pode organizar os dados que já foram coletados deles. Outra maneira de desenvolver a persona é pesquisar o público que você deseja atingir com o seu curso e anotar as principais informações encontradas.
Buscar padrões
Depois de levantar o máximo de informações possíveis, comece a organizá-las. Você pode encontrar padrões que representam possíveis segmentações desse público-alvo, para posteriormente alcançá-los com diferentes estratégias. Essa divisão pode ser feita por gênero, faixa etária ou comportamentos e interesses.
Entrevistar
Está na hora de selecionar alguns clientes ou pessoa do público-alvo e fazer uma entrevista. Nessa etapa você pode confirmar algumas suposições, tirar dúvidas e ter outros insights de como esse público pensa e quais são seus objetivos e interesses.
Observar
Acompanhar como o seu público se comporta no ambiente online também ajuda a entender quais são as preferências e percepções dos clientes. Um teste de usabilidade da plataforma que o curso será hospedado, com um potencial cliente, pode gerar dados que devem ser anotados e agregados às segmentações específicas.
Desenvolvendo a persona
Com todas as informações organizadas, é possível desenvolver as personas da comunicação interna. Um grupo de pessoas é melhor para preencher a Cartela da Persona, assim, novas ideias podem surgir no processo.
- Nome
- Idade
- Profissão
- Cidade e Estado
- Personalidade
- Estilo de vida
- Hábitos diários
- Principais necessidades
- Metas e desafios pessoais e profissionais
- Mídias de preferência
- Tecnologias utilizadas
Como aplicar a persona nas estratégias do seu curso online
Agora que a persona está definida, ela vai ajudar na definição da estratégia de marketing. Os clientes devem ser impactados por mensagens que façam sentido para a sua rotina e momento de vida.
Quando estiver estudando a persona do seu curso, faça um exercício de empatia e tente responder às seguintes perguntas:
- Qual o melhor canal para se comunicar com ela?
- Quais conteúdos ela quer receber?
- Como quais informações posso facilitar a rotina dela?
Uma comunicação efetiva vai gerar maior engajamento, metas atingidas e clientes satisfeitos com o seu produto.
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