Como identificar a persona do seu curso online

Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 4 minutos

Aprenda a alcançar o público do seu curso online com a persona e ter sucesso no seu conteúdo

Os cursos onlines e webinars são uma modalidade de ensino a distância para capacitação e novos aprendizados. Esses módulos trazem comodidade e flexibilidade para o aluno e escalabilidade para o produtor. Por isso, a demanda e oferta do formato online de conteúdo está em ascensão no Brasil e no mundo, principalmente, após a pandemia.

Para lançar um curso online e se destacar da concorrência é preciso entender para quem ele será vendido e por quem será assistido. Existem diversas técnicas de identificar o público e criar um conteúdo de qualidade para eles, a persona é uma delas.

Entenda abaixo como o conceito de “personas” pode ajudar na produção do seu curso e webinar online.

O que é a persona?

As personas são representações fictícias de um segmento do público-alvo. São baseadas em dados reais do público-alvo, mas representados por uma descrição detalhada, como um personagem fictício.

Uma persona vai ter um nome, gênero, profissão, sonhos, medos, padrões de comportamento, valores e crenças. Muito parecida com fichas de pessoas reais, a persona tem que ser compreendida ao olhar uma cartela.

Aprenda como aplicar a persona nas estratégias do seu curso online. (Arte: Juliana Polastri)

Apesar de fictícias, elas são construídas a partir de pesquisas reais, que compreendem quem é o público-alvo.

Diferença entre público-alvo e persona

Enquanto o público-alvo é definido por dados gerais:

  • Homens entre 25 e 30 anos que gostam de esportes.

A persona é uma personificação ideal desse público-alvo:

  • Mauro, 26 anos, publicitário, corre 3x por semana de manhã e joga basquete com os amigos no fim de semana.

Trabalhar com as personas auxilia na hora de montar uma estratégia para atingir esse público. A empatia humana faz com que a mensagem certa seja enviada para a pessoa certa, na hora certa. É mais fácil imaginar e enquadrar o dia a dia do Mauro, do que de um perfil estatístico, sem conexão com a realidade.

Também pode ser interessante trabalhar com mais de uma persona, abrangendo personalidades mais específicas de um público-alvo amplo. Mas cuidado! Se uma estratégia tiver muitas personas, ela pode perder o foco.

Pesquisa de público-alvo

Para que a persona trabalhada seja fiel à realidade, é importante que seja efetuada uma pesquisa de público-alvo, que vai levantar os seguintes dados:

  • Geográficos;
  • Demográficos;
  • Comportamentais;
  • Psicológicos.

Algumas informações podem ser levantadas por uma pesquisa quantitativa, como os dados geográficos e demográficos. Já os dados comportamentais e psicográficos são melhores levantados por pesquisas qualitativas, de entrevista ou observação.

Segmentação do público-alvo

Após todos esses dados serem levantados pelas pesquisas, é preciso encontrar padrões em comum desse público-alvo. Cada vez mais uma segmentação eficaz tem se dado por padrões comportamentais e psicológicos, em vez de dados geográficos e demográficos.

Essa segmentação é importante para que o consumidor do conteúdo se identifique com a mensagem e a maneira como ela está sendo passada.

Como construir a persona para seu curso online

Levantar dados

Se você já tiver clientes no offline, pode organizar os dados que já foram coletados deles. Outra maneira de desenvolver a persona é pesquisar o público que você deseja atingir com o seu curso e anotar as principais informações encontradas.

Buscar padrões

Depois de levantar o máximo de informações possíveis, comece a organizá-las. Você pode encontrar padrões que representam possíveis segmentações desse público-alvo, para posteriormente alcançá-los com diferentes estratégias. Essa divisão pode ser feita por gênero, faixa etária ou comportamentos e interesses.

Entrevistar

Está na hora de selecionar alguns clientes ou pessoa do público-alvo e fazer uma entrevista. Nessa etapa você pode confirmar algumas suposições, tirar dúvidas e ter outros insights de como esse público pensa e quais são seus objetivos e interesses.

Observar

Acompanhar como o seu público se comporta no ambiente online também ajuda a entender quais são as preferências e percepções dos clientes. Um teste de usabilidade da plataforma que o curso será hospedado, com um potencial cliente, pode gerar dados que devem ser anotados e agregados às segmentações específicas.

Desenvolva a persona a partir do seu público-alvo. (Arte: Juliana Polastri)

Desenvolvendo a persona

Com todas as informações organizadas, é possível desenvolver as personas da comunicação interna. Um grupo de pessoas é melhor para preencher a Cartela da Persona, assim, novas ideias podem surgir no processo.

  • Nome
  • Idade
  • Profissão
  • Cidade e Estado
  • Personalidade
  • Estilo de vida
  • Hábitos diários
  • Principais necessidades
  • Metas e desafios pessoais e profissionais
  • Mídias de preferência
  • Tecnologias utilizadas

Como aplicar a persona nas estratégias do seu curso online

Agora que a persona está definida, ela vai ajudar na definição da estratégia de marketing. Os clientes devem ser impactados por mensagens que façam sentido para a sua rotina e momento de vida.

Quando estiver estudando a persona do seu curso, faça um exercício de empatia e tente responder às seguintes perguntas:

  • Qual o melhor canal para se comunicar com ela?
  • Quais conteúdos ela quer receber?
  • Como quais informações posso facilitar a rotina dela?

Uma comunicação efetiva vai gerar maior engajamento, metas atingidas e clientes satisfeitos com o seu produto.

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