Aplique a psicologia das cores nas suas produções audiovisuais e obtenha conteúdos favoráveis a sua marca e seus objetivos
A atenção do consumidor está cada vez mais escassa devido ao bombardeio de informações e ofertas nas diversas mídias que acessamos diariamente. Para se destacar em meio a tantos conteúdos, a psicologia das cores pode ser útil na produção de imagens e vídeos que captem mais a atenção do público.
As cores têm o poder de evocar sentimentos, contextualizar a mensagem e destacar informações importantes para o público. Junto ao layout em que são inseridas, elas são capazes de fazer o espectador decidir se concentrar no conteúdo, decisão que leva cerca de 7 segundos em nosso cérebro.
A definição das cores para uma marca ou conteúdo deve ser analisada a partir do público-alvo. São homens, mulheres, mais jovens ou mais velhos? Prezam por segurança ou por aventura? Essas e outras questões devem ser levadas em consideração para a escolha das cores nas produções. Continue a leitura do post e entenda:
- Como funciona a Teoria das Cores;
- Como fazer uma combinação de cores eficiente;
- Quais as emoções associadas às cores;
- Como o audiovisual se utiliza das cores.
Disponibilizamos também um Guia das Cores no dia a dia para fácil acesso, no qual você vai encontrar:
- Descrição das cores;
- Suas possíveis combinações;
- Emoções negativas e positivas associada a cada cor;
- Personalidades associadas às cores.
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As duas leituras são complementares, ok? Então vamos começar!
Teoria das cores
Cores primárias
As cores primárias são três cores das quais as outras derivam. Elas são o vermelho, azul e amarelo, que consistem na base do círculo cromático (veja a definição de círculo cromático mais abaixo), e sua mistura gera o próximo nível de cores.
Cores secundárias
As cores secundárias são o violeta, verde e laranja. Elas são derivadas das combinações das cores primárias que vimos acima. Dentro do círculo cromático, elas são encontradas nas intersecções entre cores primárias.
- Violeta = vermelho + azul
- Verde = azul + amarelo
- Laranja = vermelho + amarelo
Cores terciárias
As cores terciárias são formadas pela combinação entre cores primárias e secundárias. Elas são nomeadas a partir das combinações que foram obtidas. Por exemplo: vermelho-arroxeado, amarelo-alaranjado ou azul-esverdeado.
Círculo cromático
Todas as cores em um arco formam o círculo cromático ou espectro. Mas ele pode ter mais tonalidades, por isso, há mais algumas camadas:
Matiz
Matiz se refere às cor ‘pura’, sem adição de branco ou preto, ou sem diluição. As cores matiz são as mais vibrantes.
Tonalidades
- Os tons pastel são atingidos quando é adicionado branco nas cores puras (matizes).
- Os tons sombreados são as cores puras com adição do preto.
- As cores dessaturadas são alcançadas a partir do acréscimo de cinza.
Com essas variações, é possível construir um círculo cromático completo.
Temperatura
O círculo cromático pode ser dividido em dois hemisférios. Cada lado representa uma temperatura e causa uma sensação diferente no espectador.
Cores quentes
As cores quentes estão ligadas à emoções intensas e vibrantes – como amor ou ódio. Quando clareadas, causam sensação de aconchego e calor.
Essas cores são utilizadas para representar atividades físicas. Elas estimulam as pessoas, mas fazem a percepção de tempo passar mais devagar.
Dica: Em ambientações de interiores, as cores quentes e vibrantes são utilizadas quando o espaço é feito para as pessoas não passarem muito tempo, como restaurantes fast food.
Cores frias
Cores frias são melhores para atividades mentais e relaxamento, mas também significam isolamento e tristeza.
Elas são utilizadas para passar a sensação de segurança. Elas acalmam e fazem o tempo passar mais rápido.
Dica: Cores frias e menos vibrantes são utilizadas onde as pessoas devem passar um tempo significativo, como em uma sala de espera por exemplo.
Combinações de cores
Usando o círculo cromático é possível realizar inúmeras combinações de cores. Algumas delas já foram testadas e são mais agradáveis aos olhos. Por exemplo, para destacar uma informação importante é necessário o uso de cores e tons em contraste.
Dica: Se todas as cores estiverem em alto contraste e divididas igualmente, nenhuma se destaca. O ideal é diversificar contrastes e tons na hierarquia da informação do material.
Cores complementares
As cores complementares estão em exatos 180° do círculo cromático. O fato de estarem em extremidades opostas faz com que a pigmentação de uma cor não esteja presente na outra.
A combinação de cores complementares é usada para destacar uma informação. Isso ocorre porque quando os olhos se fixam em uma cor, eles seguem a atenção para a cor oposta, por servir como um descanso para os olhos. Nesse ínterim, a pessoa absorve as informações apresentadas.
Dica: Evite dividir as duas cores complementares meio a meio em termos de distribuição e uso em uma arte. Escolha uma cor dominante e a outra complementar para detalhes.
Análogas
As cores análogas estão uma ao lado da outra no círculo cromático. Possuem pigmentação semelhante por serem da mesma família. Elas não são discordantes, por isso, nenhuma se realça.
Dica: Escolha uma terceira cor para destaque, já que as cores análogas não se contrastam.
Triangulação
As cores triádicas estão espaçadas igualmente na forma de um triângulo equilátero. A distância faz com que as cores apresentem contraste entre si.
Já as cores complementares divididas são formadas por duas cores adjacentes e uma complementar de alto contraste. Essa combinação forma um triângulo isósceles.
Dica: Outros pontos de tonalidade funcionam bem para a combinação de três cores distintas.
Retângulo e Quadrado
As cores tetraédricas são dois pares de cores adjacentes. Essa harmonia forma um retângulo.
Já as quadráticas são quatro cores igualmente espaçadas, formando um quadrado.
Dica: Defina uma ou duas cores como principais e as outras como detalhes. O alto contraste entre as cores pode causar cansaço aos olhos.
Monocromática
A combinação monocromática consiste na escolha de uma única cor com variação de suas tonalidades. A adição de cores pastel e sombreadas são sutis e com pouco contraste.
Dica: Assim como as cores análogas, é recomendado o uso de outra cor contrastada no meio monocromático.
Com essas informações, já sabemos como combinar as cores nas artes e ambientes, mas como escolher essas cores?
Emoções associadas às cores
Para a definição das cores, primeiro é necessário pensar em qual mídia o conteúdo será disponibilizado. Um post nas mídias sociais ou um conteúdo audiovisual no ponto de Digital Signage? Isso vai interferir no tempo que a pessoa tem para tomar uma ação sobre o conteúdo disponibilizado a ela, o que implica na necessidade de mais ou menos gatilhos emocionais.
A partir disso, qual sentimento é desejado que o espectador experiencie ao entrar em contato com esse conteúdo?
- Vermelho: Entusiasmo, paixão, poder;
- Azul: Confiança, tranquilidade e credibilidade;
- Amarelo: Otimismo, alegria e calor;
- Laranja: Amizade, coragem e autoconfiança;
- Roxo: Criatividade, imaginação e sabedoria;
- Verde: Prosperidade, crescimento e saúde;
- Cinza: Equilíbrio, neutralidade, calma.
Audiovisual
O cinema é uma forma audiovisual bem disseminada na sociedade. Portanto, para criar conteúdos audiovisuais, fique atento à famosa Direção de Arte e Fotografia.
Não está habituado a termos do AV? Veja nosso Dicionário de Audiovisual!
Desde que o cinema deixou de ser preto e branco, as cores são amplamente pensadas nos filmes para:
1. Despertar emoções no público:
Tons monocromáticos são utilizados no cenário, vestuário e iluminação. A cor escolhida dita a emoção da cena. Como todas as cores podem estar associadas a emoções positivas e negativas simultaneamente, elas nem sempre são capazes de transmitir sozinhas a emoção desejada. Então, outros elementos devem ser levados em consideração:
2. Chamar atenção para objetos chave:
Cores complementares são ótimas para destacar um cenário, personagem ou objeto do resto da cena. O alto contraste entre as cores faz com que os olhos sigam na direção dos detalhes.
3. Dar contexto às cenas:
Se um personagem entra em uma situação de perigo ou segurança, pode haver mudança no tom de um cenário para o outro.
A diferenciação do tempo “presente” e “flashbacks” também pode contar com a contribuição de uma mudança de temperatura na coloração da cena para distinguir os momentos.
4. Representar personagens:
Os personagens dos filmes são, muitas vezes, associados a cores que representam suas características. Da mesma forma, marcas podem se utilizar de Brand personas para disseminar as características da empresa por meio de uma figura porta-voz da marca em seus canais de comunicação, principalmente mídias sociais.
Psicologia das cores
A psicologia das cores ajuda como um ponto de partida para definições e combinações que impactam o público à favor da sua marca. As cores te auxiliam a transmitir sua mensagem de maneira clara e objetiva. Mas é válido lembrar que o público-alvo da sua marca pode ser mais responsivo a uma combinação específica – como a triangulação ou complementares. Você pode descobrir as preferências fazendo testes com a sua audiência.
Se ainda não acessou, baixe agora o Guia das Cores!
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