O roteiro pode ser considerado um dos documentos mais importantes da produção de um vídeo. Ele é responsável por colocar em palavras o que se planeja desenvolver no vídeo.
O que é o roteiro?
O roteiro é obtido pela redação das cenas. Cada cena é descrita com as imagens, ações e informações que devem ser seguidas pelos atores (no caso de gravações) ou motion designers (no caso de vídeos motion).
Além das falas ou ideias gerais a serem seguidas, no roteiro pode haver indicações de trilhas, efeitos sonoros e instruções para a edição posterior.
Modelo de roteiro
Antes de tudo, é importante estruturar o roteiro com as informações presentes no Briefing, como o título do vídeo, o objetivo, a duração total, a técnica que será usada e as principais ideias. O roteiro deve estar claro para a produtora seguir o processo de produção do vídeo e para o entendimento do cliente.
O roteiro de audiovisual funciona muito bem em um modelo de colunas. Isso facilita a visualização por parte de todos os integrantes do projeto.
- Na primeira coluna é descrita a parte visual do vídeo: imagens, ações e sentimentos da cena. Angulações, enquadramentos, movimentos de câmera e transições também são detalhadas aqui. As referências do Moodboard são utilizadas para gerar opções que serão inseridas no vídeo.
- Em uma nova coluna são adicionadas as informações de edição: recursos gráficos como GCs, legendas, textos. O uso desse tipo de recurso é mais comum em vídeos corporativos que em filmes. Podem ser palavras ou frases curtas que transmitem a mensagem verbal, porque, às vezes, o vídeo não tem áudio nem narração (como no caso do Digital Signage).
- Se houver locução, as falas dos atores ou apresentadores correspondentes a cada cena são divididos em uma nova coluna. O mesmo vale para trilha ou efeitos sonoros.
O que deve ser analisado no roteiro?
O roteiro é a base a ser seguida do começo ao fim de uma produção audiovisual. Ele dá forma ao vídeo, dividindo em cenas e especificando o que será ouvido e visto pelo espectador, garantindo a qualidade final.
No roteiro deve ser analisado o conceito de cada cena. A descrição das imagens e os letterings devem condizer com o sentimento que cada cena pretende gerar no espectador.
Nesta série falamos o passo a passo de uma pré-produção de vídeos. Desde o briefing, até o moodboard, storyboard e o styleframe. Fique ligado nas redes sociais para não perder mais temas aqui no blog da Voxel Digital!