As soft skills são importantes habilidades para se desenvolver e alcançar objetivos e realizações
O desenvolvimento pessoal é um processo de identificar os próprios talentos e dificuldades e potencializá-los para alcançar objetivos e realizações. Por isso, o autoconhecimento é uma importante ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. Mas, por onde começar?
Um dos pontos de partida é trabalhar as soft skills, cada vez mais procuradas no ambiente de trabalho e que também trazem benefícios para a vida pessoal. As soft skills são habilidades comportamentais que apresentamos em todos os ambientes que nos encontramos.
A forma de se relacionar e interagir com colegas influenciam a percepção dos outros a seu respeito. A pontualidade e qualidade das entregas dos seus afazeres motivam a aceitação de ideias, projetos e sugestões. O controle emocional transmite confiança e segurança às pessoas ao seu redor.
O desenvolvimento ou fortalecimentos dessas soft skills são fundamentais para a carreira e para o crescimento pessoal. Vamos ver como trabalhar algumas delas a seguir!
Gestão de tempo
Um dia com 24 horas muitas vezes parece não ser o suficiente para resolvermos tudo que precisamos. Tarefas vão se acumulando para o próximo dia – e ele terá igualmente esses 1.440 minutos. Já que o tempo não muda, nós precisamos nos adaptar e desenvolver essa soft skill!
Por isso, devemos prestar atenção nas principais causas da nossa “perda” de tempo:
Desorganização
Uma atividade rápida muitas vezes toma um tempo maior pela falta de organização. Onde está aquele arquivo no computador? E aquela ferramenta para executar o trabalho?
Procrastinação
A mania de adiar os compromissos para depois. Eles podem acumular e se tornarem uma grande bola de neve.
Incapacidade de dizer não
Dizer sim para tudo e todos pode causar uma sobrecarga de trabalho. Isso gera maior cansaço e menos produtividade.
Ladrões de tempo
E-mails, notificações e redes sociais são os principais vilões da produtividade. O mundo digital conectado está sempre querendo nossa atenção.
Agora que já sabemos como perdemos nosso tempo, confira como usar a tecnologia a seu favor desenvolver essa soft skill, aumentar a sua produtividade no trabalho e na vida pessoal!
1. Planejamento de tarefas
Cada um tem afinidade com um método de planejar as tarefas. Realizar testes é a melhor maneira de descobrir qual é o melhor para você!
O Asana é um gerenciador de tarefas ótimo para projetos de equipe. Ele permite a divisão de projetos e tarefas com soluções para trabalho colaborativo. Ele também oferece diversas maneiras de visualização: lista, quadro ou calendário.
O Trello oferece um visual bem simples e é fácil de usar. A visualização em quadro é intuitiva e permite o acompanhamento do progresso de cada projeto. Ele também permite o trabalho em equipe, mas tem menos funcionalidades que o Asana.
2. Bloco de notas
A evolução dos post-its está aqui! No Evernote você pode criar as tão necessárias listas e lembretes. Com o bônus da ajudinha da tecnologia, o app permite tirar fotos de esboços e localizar ou compartilhar esses arquivos. Você também pode sincronizá-lo em todos os seus dispositivos e acessar as informações da onde estiver.
3. Evitar distrações
Com o Forest você configura um tempo específico e o app te mostra uma pequena árvore. Se você não usar o celular pelo tempo especificado, a plantinha cresce e vai formando uma floresta. São vários tipos de árvores que você pode escolher para se motivar.
4. Metas e hábitos
Estes aplicativos te ajudam a criar novos hábitos. Eles enviam notificações com lembretes diários das metas e acompanhamento do seu progresso.
O Loop conta com uma interface simples. Você monta sua lista de metas e pode classificá-las com cores. Ele permite a customização dos dias da semana que o hábito deve ser cumprido ou a frequência. Tem uma visualização bem clara do progresso das metas, tanto em calendário, quanto em formato de gráfico.
O HabitBull mostra diversas sugestões de metas mais populares por categoria e permite a customização das suas próprias. A ação é planejada por meio dos hábitos que o usuário informa ao app e vai gerando lembretes.
Ele possibilita configurações para avaliar o sucesso da meta pela sua execução ou pelo tempo levado para atingi-la; e pode ter integração com outros apps (como o Google Fit, para atividades físicas).
Comunicação efetiva
Constantemente estamos interagindo com outras pessoas: reuniões de trabalho, encontro com os amigos e conversas em casa. Apesar disso, nem sempre nossa comunicação é efetiva.
Um estilo de comunicação objetiva é aquela que conduz a um determinado efeito. Para isso, ela tem um objetivo definido e leva em consideração a mensagem e como apresentá-la. Já uma comunicação não efetiva pode levar a má interpretação, o que gera atritos e desgastes das relações.
Essa soft skill é importante para evitar desentendimentos e melhorar as relações pessoais. Vamos ver passo a passo como desenvolver uma comunicação efetiva!
1. Objetivo
Tenha em mente que todas as palavras ditas têm um objetivo. Em uma reunião, o objetivo pode ser mostrar o seu ponto vista ou convencer os outros sobre uma ideia específica. Em uma conversa mais informal, entreter ou saber mais informações pode ser o desejado. Independentemente da conversa, foque na melhor forma de alcançar o que você pretende obter.
2. Conheça seu público
A forma e o meio são tão importantes quanto a mensagem. Por isso, é interessante entender com quem você está se comunicando: é alguém mais novo ou mais velho? Um amigo ou um desconhecido? Essas informações ajudam a adequar a linguagem da melhor maneira para um interlocutor específico.
3. Linguagem corporal
Apenas uma parte da nossa comunicação é verbal, a outra parcela é transmitida pela nossa postura corporal e expressões faciais. A consciência dos gestos, voz e olhar são fundamentais para nos expressarmos adequadamente.
Manter contato visual é uma das formas de se identificar com o outro. Mas atenção para a naturalidade: alguns segundos por vez são o suficiente.
Deixe a postura aberta, os outros vão se sentir mais receptivos e sua mensagem será mais bem recebida, mesmo que em um nível inconsciente.
Solte as expressões faciais. Com naturalidade e sinceridade os outros podem se identificar com mais facilidade aos sentimentos.
Com isso em mente, seja claro! Não a honestidade ofensiva, mas ir direto ao ponto e deixar explicado o seu objetivo.
Inteligência emocional
Muitas vezes nos vemos em situações em que somos dominados pelos nossos sentimentos, sem controle de nossas ações. Por isso, nossa capacidade de reconhecer e lidar com nossos sentimentos e dos outros é uma das principais soft skills que podemos desenvolver!
Quando conseguimos conciliar nosso lado emocional e racional, podemos controlar as emoções negativas e potencializar seu lado positivo, o que nos ajuda a gerar os resultados desejados.
1. Perceber as próprias emoções
Existem quatro emoções principais: medo, tristeza, raiva e alegria. Todos os outros sentimentos são derivados dele. O primeiro passo é reconhecer as próprias emoções.
Dica: Pare alguns minutos do seu dia para reconhecer a emoção que está sentindo no momento.
2. Lidar com as próprias emoções
Quando reconhecemos nossas emoções, podemos usar o lado positivo de cada uma delas.
- Raiva: Canalizar a energia para encontrar soluções;
- Medo: Buscar alternativas que superem a limitação;
- Tristeza: Exercitar a capacidade de perdoar os outros e a si mesmo;
- Felicidade: Motivar a si mesmo e aos outros.
Dica: Espere de 6-10 segundos antes de tomar uma decisão e agir, assim as informações conseguem ser processadas pelo lado racional e gerida da melhor maneira.
3. Perceber a emoção do outros
Parecido com o primeiro passo, pare alguns minutos para analisar as emoções das pessoas que você está em contato.
Dica: O cliente está com raiva? O chefe está triste? O filho está com medo? O colega está feliz?
4. Lidar com a emoção da outra pessoa
A partir do momento que você começa a perceber as emoções do outro, você cria a empatia para lidar com a emoção da outra pessoa.
Dica: Adapte o seu comportamento para ajudar o outro a usar o lado positivo de suas emoções.
5. Automotivação
A sua motivação não precisa ser externa quando os sentimentos são entendidos e a empatia é criada. Cada um se torna responsável por encontrar sua própria motivação.
Dica: Exercite o pensamento de encontrar motivos palpáveis para ações do dia-a-dia: o meu trabalho está ajudando a quem?
Soft skills para o desenvolvimento pessoal e profissional
As principais soft skills para o mundo moderno são: a gestão de tempo, a comunicação efetiva e inteligência emocional. Ninguém desenvolve essas habilidades do dia para noite, é importante praticar e melhorar todos os dias.
Confira também 7 dicas para se adaptar ao home office casa com produtividade e bem-estar!