Entenda o que é, como funciona e as vantagens da mídia indoor para o seu negócio
O que é a Mídia Indoor?
A mídia indoor é um ponto de mídia, eletrônica ou analógica, posicionado dentro de um ambiente fechado. Ela tem o papel de informar, entreter e transmitir conteúdo publicitário para o público.
Hoje, a modalidade de mídia digital (eletrônica) conta com diferentes possibilidades de formato de telas e de conteúdos.
Bons exemplos de mídia indoor são as TVs de sala de espera, com conteúdos da instituição, e displays digitais nos corredores de shopping e metrôs. Todo mundo já prestou atenção neles, certo? Essa é vantagem da mídia indoor: ela está estrategicamente posicionada em lugares de grande circulação, visibilidade e espera forçada.
Vantagens
A mídia indoor, como um modelo de marketing, atinge um grande número de consumidores em um ambiente interno específico. Ela é mais focada no público-alvo que os meios de comunicação tradicionais e conta com menos concorrência que o marketing no ambiente online. Por isso, ela é uma excelente estratégia para marcas B2C que querem se destacar no mercado quando o assunto é relacionamento com o consumidor.
Características da Mídia Indoor Digital
A disseminação da tecnologia de Digital Signage possibilitou a expansão desse tipo de mídia. Como explicamos neste post, na dinâmica da sinalização digital as telas estão conectadas pela internet a um software que permite o gerenciamento remoto dos conteúdos a serem transmitidos.
Essa tecnologia gera uma interação muito maior com o público e, consequentemente, reforça a lembrança e reconhecimento da marca. As principais características da comunicação por mídia indoor são:
- Dinâmica: A diversidade de formatos de conteúdos – como vídeos e templates animados – envolvem o consumidor e captam a atenção de maneira instintiva.
- Interação espontânea: Diferentemente de algumas estratégias digitais, a mídia indoor não é “invasiva”, apesar de estar sempre disponível para o consumidor. A tática para ser chamativa está no seu posicionamento, localização estratégica e conteúdos atrativos.
- Atualizada: A conexão dos pontos de mídia a um software permite que os conteúdos sejam atualizados em tempo real, mantendo a informação sempre nova e interessante.
- Segmentada: O software de gestão de Digital Signage permite a segmentação do conteúdo por canais, ou seja, cada conteúdo pode passar em todas as telas ou apenas nos pontos especificados pelo usuário.
Interessante, não é? Mas como usar a mídia indoor? Continue a leitura e saiba os principais tipos de locais que utilizam essa tecnologia.
Pontos de Mídia
Para que a estratégia de sinalização digital seja eficiente, o posicionamento das telas de mídia indoor devem priorizar ambientes em que aconteça uma destas três ações: espera, venda ou circulação.
- Os pontos de espera consistem em ambientes de comum aguardo. Também conhecidos como “espera forçada”, os maiores exemplos são clínicas ou hospitais, refeitórios e bancos. Nesse casos, conteúdos de branding, informativos e de entretenimento distraem o espectador, diminuindo a sensação de espera.
- Os pontos de venda são lojas, restaurantes ou qualquer comércio. A mídia se posiciona nas vitrines e frentes de caixa, para impactar os consumidores e atraí-los para os pontos de venda. Assim, as mídias atuam como um instrumento de persuasão. Os conteúdos publicitários também facilitam o cross-selling, em que o consumidor leva outros produtos além da intenção inicial de compra.
- Os pontos de circulação são, por exemplo, corredores de shopping, aeroporto e transporte público. Esses ambientes são de alta rotatividade e alta circulação. Pílulas de informação são a melhor opção, já que o espectador passa rapidamente pelo ambiente.
Conteúdo para mídias indoor
A mídia indoor digital possibilita uma diversidade de conteúdos, o que viabiliza uma estratégia completa de comunicação. O conteúdo deve ser definido de acordo com os objetivos do negócio e demandas do mercado, considerando:
Temática
Diferentes temáticas são possíveis. A definição da melhor temática deve estar alinhada à estratégia da marca, ao ponto de mídia que o consumidor se encontra e à etapa da jornada de compra.
- Informativo
Notícias do dia, avisos e informações em geral são temas interessantes para pontos de circulação e de espera. Geralmente são de alta rotatividade e de curta validade. Podem ser vinculados a templates dinâmicos (automatizados por feed RSS) – falaremos sobre eles logo mais.
- Entretenimento
A temática de entretenimento é excelente para passar o tempo em pontos de espera e venda. A interação com o consumidor se dá por meio de vídeos, jogos e aplicativos interativos. A gamificação cria uma ótima impressão e experiência ao consumidor sobre a marca.
- Branding (institucional)
Se o consumidor não lembra que sua marca existe, por que ele iria comprá-la? Branding são conteúdos com foco no reconhecimento da marca e em seu valor simbólico. Usar a identidade visual da marca, a propagação do lifestyle associado a ela, sua filosofia e missão reforçam sua reputação e podem ser usadas em todos os pontos de mídia.
Dica: Não se esqueça dos clientes internos, ou seja, os funcionários! Alinhados a outras práticas, as TVs Corporativas podem transformar seus colaboradores em verdadeiros defensores da marca!
- Publicitário
Conteúdos publicitários têm como objetivo a venda de produtos ou serviços. Esses conteúdos podem atrair o cliente para loja em pontos de circulação ou dar opções de compra nos pontos de venda.
Dica: A inserção de um QR Code no conteúdo publicitário pode atrair o cliente diretamente para a sua loja virtual, independente de onde ele esteja.
Formatos
A customização de conteúdo em diferentes formatos é um dos diferenciais proporcionados pelo uso da mídia indoor digital. Confira suas vantagens:
Vídeos
Os vídeos estão presentes no cotidiano e impactam ainda mais as novas gerações. Para as mídias indoor, o ideal é que os vídeos tenham 30 segundos em média. O uso de animações e cores contrastadas ajudam a captar a atenção do consumidor. Lembre-se, uma mensagem breve e clara é mais eficiente nesse tipo de mídia.
Confira o que vídeos de Digital Signage precisam ter para impactarem o público!
Templates Dinâmicos
Os templates dinâmicos são aplicativos que funcionam como molde para customização de conteúdos de texto, imagem e vídeo. Os templates permitem a edição dos campos variáveis de maneira rápida e fácil. Vantajoso para comunicados e conteúdos de consumo instantâneo, como notícias do dia.
As integrações automatizadas para conteúdos com grande rotatividade funcionam a partir de provedores de notícias, como:
- Portais jornalísticos (ex. Thomson Reuters e UOL);
- Cotações e indicadores econômicos (ex. Bovespa e Infomoney);
- Informes de trânsito em tempo real;
- Previsão do tempo;
- Status de vôos e ônibus (em caso de mídias indoor em aeroportos e rodoviárias).
Aplicativos interativos
Telas touchscreen possibilitam a interação do público com as telas de forma direta. Os aplicativos podem ser de jogos de entretenimento ou educativos. Essa interação com a tela se utiliza do conceito de gamificação e impulsiona a experiência do consumidor.
Quais são os equipamentos necessários?
Telas
As mídias indoor são especiais para o uso da tecnologia de Digital Signage. Conhecidas como LFD (Large display Format) são mais finas que TVs domésticas e podem ser agregadas a outros monitores, formando murais digitais. As telas estão disponíveis em diversos formatos e resoluções.
Saiba tudo sobre as telas aqui e entenda o melhor formato para o seu negócio.
Software
O Software de Digital Signage é responsável pela grade de programação das mídias indoor e permite a segmentação do conteúdo em diferentes canais.
Implementação e Operação
Um estudo de circulação e visibilidade é indispensável na etapa de instalação. O suporte técnico remoto e presencial e a monitoração contínua são serviços indispensáveis de um fornecedor de Digital Signage.
Conheça quais serviços são oferecidos por fornecedores de Digital Signage.
Conclusão
A mídia indoor pode destacar sua marca no mercado competitivo, possuindo as diversas aplicações que pontuamos. A definição dos pontos de mídia, instalação e operação devem estar alinhados à estratégia de marca, e, para isso, conte com nossos especialistas.
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