A internet revolucionou a maneira como vivemos e trabalhamos e um recurso que evoluiu bastante nos últimos anos, e já se tornou acessível para boa parte do público, é a transmissão online de vídeos — também chamada de live streaming. Entenda as vantagens desse tipo de transmissão
A transmissão online é uma grande atrativo para o espectador, já que ele pode assistir a um evento sem precisar se deslocar da sua casa ou do seu trabalho, contando ainda com a possibilidade de interagir com outros participantes e o apresentador. Para quem organiza o evento, esse recurso pode significar mais participação do público e um maior alcance do seu conteúdo.
Para entender mais, confira a seguir 7 vantagens de transmitir seus eventos online:
1. Aumenta sua audiência
Quando um evento é realizado apenas para participantes presenciais, acaba ficando muito restrito, o que não é interessante em muitos casos. Caso alguém não possa comparecer ao seu evento, a transmissão online possibilita a essa pessoa participar a distância, via streaming. Assim, a repercussão do seu evento será muito maior. A transmissão tem, portanto, a vantagem de trazer mais audiência ao seu evento, o que só tende a aumentar.
2. Incentiva a interação
A transmissão online de eventos, comprovadamente, consegue trazer bons números de interação por parte do público. Isso pode ser muito positivo para a sua organização, pois cada vez mais a interação gera mais engajamento com as marcas.
Isso pode aumentar ainda mais com as transmissões que permitem o uso de um chat simultâneo. Trata-se de um sistema com o qual os espectadores podem trocar mensagens entre si, em tempo real, e se for do interesse do organizador, terem suas mensagens lidas por quem está falando na transmissão também. Isso é excelente para dúvidas serem esclarecidas, feedbacks instantâneos serem dados e mais informações serem compartilhadas.
3. Promove credibilidade
Uma empresa ou organização que promove um evento com estrutura de live streaming transmite uma boa imagem de si própria em seu mercado, já que demonstra preocupação em estar em dia com a tecnologia e possui conhecimento para dialogar com o público de forma eficiente. Trata-se de um ponto positivo também para quem se apresentar no evento, que passa a ter o seu conteúdo disponível digitalmente para ser assistido por muito mais pessoas.
Para melhorar ainda mais a percepção do público em relação ao seu vídeo, há alguns equipamentos e técnicas que podem ajudá-lo a deixar a transmissão ainda mais profissional.
4. Gera mais vendas
A comodidade de poder assistir a um evento via streaming, sem precisar se locomover, pode ser determinante para que a próxima edição receba bem mais inscrições. É uma maneira positiva de apresentar o seu conteúdo para um público vasto, servindo como um bom sistema de divulgação. Contando com uma boa audiência na transmissão, um evento pode realizar outra edição no futuro e aproveitar esse aumento no seu número de participantes vindos do streaming.
Outro ponto interessante é a possível geração de leads que um evento ao vivo pode gerar, já que você pode solicitar aos espectadores o preenchimento de um formulário de inscrição para o acesso à transmissão. Esse formulário coleta dados (como email e telefone) do visitante e torna-o um lead, alguém com quem sua empresa poderá se relacionar para conquistá-lo como cliente. Essa é uma estratégia de conversão que pode impulsionar muitos negócios.
5. Mostra transparência
Uma transmissão ao vivo não permite edição ou qualquer outro tipo de manipulação do conteúdo, o que é valioso se o objetivo daquele streaming é passar transparência e confiança para o público. Uma empresa que transmite o seu evento online está mostrando que confia absolutamente naquele conteúdo e deseja que ele seja divulgado na íntegra. Essa percepção fica ainda maior quando o vídeo da gravação é disponibilizado posteriormente.
6. Pode ser assistido depois
Assistir a um live streaming é uma experiência única para o espectador. Mas a longo prazo, também é bem positivo poder contar com a gravação para consulta. Esse é um benefício inexistente no caso de eventos sem transmissão alguma. Depois do término, é possível disponibilizar o vídeo para ser assistido depois, conforme o organizador achar mais pertinente. A possibilidade de pausar, avançar e voltar a transmissão vai ser apreciada pelo público.
7. Não é difícil de usar
Por mais que envolva tecnologia, uma transmissão online não é difícil de configurar nem usar. Ao organizador, basta ter um computador com internet e uma câmera conectada. Já o espectador precisa apenas de um navegador, como o Google Chrome ou o Firefox, e uma conexão com a internet para usufruir dos benefícios do streaming.
A transmissão online realizada em plataformas profissionais é responsiva a todos os navegadores, sistemas operacionais e dispositivos móveis. Ou seja, basta um link para seu público poder assistir ao vídeo onde quer que esteja.
Está pensando em investir nas transmissões online para os seus eventos? Quer saber mais sobre como funciona uma plataforma de streaming de vídeos? Nós ensinamos aqui um passo a passo para planejar webinars e te ajudar a começar a pensar na sua transmissão online. Você tam´bém pode entrar em contato conosco ou deixar aqui o seu comentário!