Aprenda como planejar diferentes tipos de materiais de Digital Signage para influenciar e converter o espectador, a partir do uso da Matriz de Conteúdo
A Matriz de Conteúdo é uma excelente técnica para guiar a criação de uma estratégia certeira de conteúdo. Dividida em quatro quadrantes – entreter, inspirar, educar e convencer -, ela abrange diversos formatos e auxilia na decisão do que publicar em cada tela de Digital Signage (ou qualquer que seja o meio de comunicação).
Como todas as matrizes, a matriz de conteúdo é formada por dois eixos:
- O primeiro diz respeito ao objetivo da marca. Ela quer ser reconhecida ou influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor.
- O segundo eixo se refere ao perfil dos clientes. A marca deseja despertar uma reação emocional ou racional no usuário.
Dentro de cada quadrante existem os melhores formatos para produzir conteúdos que priorizam a estratégia principal e diversificam o material produzido pelas equipes de criação.
Os quadrantes da Matriz de Conteúdo
1. Entreter
Este quadrante está no eixo emocional e de reconhecimento. Também conhecido como branding, a estratégia consiste em a marca ser lembrada por um motivo emocional. Entre seus principais formatos estão os quizzes e games, que interagem com o usuário e podem ser realizados em telas touchscreen. Os vídeos também são muito utilizados por gerarem informações visuais da marca ou storytelling.
2. Inspirar
Implica nos eixos emocional e de decisão. Estão entre os conteúdos inspiradores os depoimentos e reviews sobre a marca ou produto. Dessa maneira, o usuário tem a sua decisão de compra influenciada por opiniões e histórias reais de outras pessoas.
3. Educar
O quadrante entre racional e reconhecimento pode ser especialmente utilizado na TV Corporativa. Com infográficos e gestão à vista, a marca disponibiliza informações importantes para colaboradores, ao mesmo tempo em que os valoriza. Para os usuários, notícias relevantes sobre a atualidade ou sobre a empresa ajudam a fixar a marca que está prestando a informação
4. Convencer
O último quadrante está presente no eixo racional e decisão. O intuito é de influenciar a decisão de compra de forma racional. Os conteúdos podem apresentar as funcionalidades do produto, preço e demonstrações de uso.
Qual é a melhor estratégia da Matriz de Conteúdo?
Primeiro, é necessário compreender o segmento do negócio e o momento da jornada de compra do público-alvo.
Por exemplo, se o segmento visa um público-alvo pautado na racionalidade, conteúdos com dados palpáveis são recomendados. Já segmentos que trabalham experiências, a emoção do usuário tem grande importância na sua decisão.
O outro ponto é a jornada do usuário. Se ele está passeando em um aeroporto, o mais importante é o reconhecimento da marca, pois talvez ele não esteja pensando em comprar o produto naquele momento. Já quando o usuário está dentro da loja e se interessa pelo produto oferecido, é a hora de tentar convertê-lo à compra.
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