Matriz de Conteúdo: Saiba como ela pode ajudar com ideias de conteúdos
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Matriz de Conteúdo: Saiba como ela pode ajudar com ideias de conteúdos
Digital Signage

Matriz de Conteúdo: Saiba como ela pode ajudar com ideias de conteúdos

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 2 minutos

Aprenda como planejar diferentes tipos de materiais de Digital Signage para influenciar e converter o espectador, a partir do uso da Matriz de Conteúdo

A Matriz de Conteúdo é uma excelente técnica para guiar a criação de uma estratégia certeira de conteúdo. Dividida em quatro quadrantes – entreter, inspirar, educar e convencer -,  ela abrange diversos formatos e auxilia na decisão do que publicar em cada tela de Digital Signage (ou qualquer que seja o meio de comunicação).

Como todas as matrizes, a matriz de conteúdo é formada por dois eixos:

  • O primeiro diz respeito ao objetivo da marca. Ela quer ser reconhecida ou influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor.
  • O segundo eixo se refere ao perfil dos clientes. A marca deseja despertar uma reação emocional ou racional no usuário.

Dentro de cada quadrante existem os melhores formatos para produzir conteúdos que priorizam a estratégia principal e diversificam o material produzido pelas equipes de criação.

A Matriz de Conteúdo auxilia na diversificação de formatos. (Arte: Juliana Polastri)
A Matriz de Conteúdo auxilia na diversificação de formatos e ideias. (Arte: Juliana Polastri)

Os quadrantes da Matriz de Conteúdo

1. Entreter

Este quadrante está no eixo emocional e de reconhecimento. Também conhecido como branding, a estratégia consiste em a marca ser lembrada por um motivo emocional. Entre seus principais formatos estão os quizzes e games, que interagem com o usuário e podem ser realizados em telas touchscreen. Os vídeos também são muito utilizados por gerarem informações visuais da marca ou storytelling.

2. Inspirar

Implica nos eixos emocional e de decisão. Estão entre os conteúdos inspiradores os depoimentos e reviews sobre a marca ou produto. Dessa maneira, o usuário tem a sua decisão de compra influenciada por opiniões e histórias reais de outras pessoas.

3. Educar

O quadrante entre racional e reconhecimento pode ser especialmente utilizado na TV Corporativa. Com infográficos e gestão à vista, a marca disponibiliza informações importantes para colaboradores, ao mesmo tempo em que os valoriza. Para os usuários, notícias relevantes sobre a atualidade ou sobre a empresa ajudam a fixar a marca que está prestando a informação

4. Convencer

O último quadrante está presente no eixo racional e decisão. O intuito é de influenciar a decisão de compra de forma racional. Os conteúdos podem apresentar as funcionalidades do produto, preço e demonstrações de uso.

Pensando formatos de conteúdo para Digital Signage. (Arte: Juliana Polastri)
Pensando formatos de conteúdo para Digital Signage. (Arte: Juliana Polastri)

Qual é a melhor estratégia da Matriz de Conteúdo?

Primeiro, é necessário compreender o segmento do negócio e o momento da jornada de compra do público-alvo.

Por exemplo, se o segmento visa um público-alvo pautado na racionalidade, conteúdos com dados palpáveis são recomendados. Já segmentos que trabalham experiências, a emoção do usuário tem grande importância na sua decisão.

O outro ponto é a jornada do usuário. Se ele está passeando em um aeroporto, o mais importante é o reconhecimento da marca, pois talvez ele não esteja pensando em comprar o produto naquele momento. Já quando o usuário está dentro da loja e se interessa pelo produto oferecido, é a hora de tentar convertê-lo à compra.

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Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.
Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

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