Wemotions: Conheça nossas Brand Personas

Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

O que são Brand Personas

O conceito de brand personas é bastante conhecido no marketing. Ele quer dizer, ao pé da letra, que as marcas podem ser representadas por um personagem ou por um tom de voz que transmita sua essência e identidade nas interações com seu público externo.

De acordo com a Rock Content, empresa especializada em marketing digital, a brand persona “está focada naquilo que a marca quer passar como valor e na sua forma de comunicar”. Essa persona fala de um jeito condizente com a empresa (mais formal ou informal, por exemplo) e sua aparência também é desenhada pela forma como a empresa quer ser vista pelo público. Por isso, nada melhor que conhecer bem a própria marca para poder construir uma brand persona.

Pense em exemplos como a Netflix, o Ponto Frio, o Magazine Luiza. Todas elas têm brand personas bem definidas, que interagem com o público nas redes sociais e SAC com humor, descontração e coerentemente aos valores dessas marcas.

Portanto, não existe fórmula para criar brand personas; elas devem ser, precisamente, caracterizadas pela identidade de cada empresa.

O projeto na Voxel Digital

Na busca por nossa brand persona, acabamos criando 6 delas. Isso mesmo, um time de personagens! Ainda bem que não existe um limite para isso. 😉

WeMotion são os Brand Personas da Voxel Digital.

Para nosso projeto, tivemos a ideia de criar personagens a partir de algumas “emoções” que muitas pessoas podem se identificar no ambiente corporativo. Essa proposta surgiu porque o nosso principal produto, o Digital Signage, tem o propósito de despertar ações e emoções no público por meio das telas e seus conteúdos, gerando vendas, conhecimento de marca e informação. Assim, nossa empresa pode ser representada por esse conceito.

Por isso, pesquisamos e escolhemos emoções ou adjetivos fortes o suficiente para se tornarem nossos personagens. Foram eles:

  • Entusiasta;
  • Analítico;
  • Curioso;
  • Pró-ativo;
  • Líder;
  • Carismático.

Esses 6 adjetivos definiram a identidade principal dos Wemotions. Os 4 primeiros (“entusiasta”, “analítico”, “curioso”, “pró-ativo”) geraram 4 personagens no estilo “monster”, ou seja, não seguindo o padrão físico “humano”. Por exemplo, temos um personagem de um olho só, outro sem braços, personagens em formatos diferentes e coloridos. Eles terão um apelo mais lúdico, divertido e descontraído.

As outras 2 características (“líder” e “carismático”) geraram 2 personagens humanos – um homem e uma mulher. Eles também serão descontraídos e lúdicos, mas são um contraponto aos monsters, interagindo com eles em cenas.

Vocês verão o time de personagens em nossas peças de artes e vídeos no blog e redes sociais. Como brand personas que representam a Voxel Digital, eles devem aparecer em situações que ilustrem o universo corporativo e o uso do Digital Signage.

Esse é o conceito geral do projeto. A seguir conheça mais detalhes de cada personagem e seu processo de criação. Esperamos que gostem e fiquem à vontade para comentar o que acharam!

Baixe aqui as Figurinhas de WhatsApp dos WeMotion!

1. DESIGN DOS PERSONAGENS

REFERÊNCIAS e ESTUDOS

As principais referências para esse projeto foram personagens corporativos, como os do Google, Asana e Slack. Eles possuem um design moderno, fluido, que chama a atenção pela versatilidade e leveza.

Os sketches mostram o surgimento dos conceitos de cada personagem, antes de serem desenhados em softwares de ilustração. Já é possível conferir qual o visual básico que eles têm, quanto ao shape, caracterização e estilo.


2. PERSONAGENS

As propostas de personagens, seguindo o conceito de “emotion” traz os conceitos de alegria, curiosidade, inteligência, agilidade em 6 personagens, humanos e não-humanos:

UHU

ENTUSIASMO

Sobre o personagem

Suas características:

  • Extrovertido
  • Perceptivo
  • Sentimental
  • Intuitivo

Características físicas

Para representar o entusiasmo, o Uhu tem um aspecto divertido, com suas longas pernas, seu corpo amarelo “desengonçado” e seu cabelo em forma de topete. Ele transmite um aspecto lúdico, simples, sem roupas ou acessórios, pois sua presença nas cenas já é marcante por si só.

Model sheet | Poses | Expressões

Como o Uhu expressa todo o seu entusiasmo? Veja suas principais poses, proporções e ângulos, sempre sorridente e animado.



OH

ANALÍTICO

Sobre o personagem

Suas características:

  • Introvertido
  • Julgador
  • Pensativo
  • Intuitivo

Características físicas

O destaque da aparência de Oh é seu monolho, ou seja, um único olho centralizado, com óculos. Isso reforça que sua principal característica é a observação, como se seu olho estivesse sempre atento. O Oh também tem um visual peculiar por sua vestimenta: uma capa e botas de cano alto, remetendo a um estilo mais “geek”.

 

Model sheet | Poses | Expressões

Como o Oh se comporta quando está em dúvida ou pensando? Conheça as proporções e ângulos do Oh. Predominantemente atento, o personagem também explora outras possibilidades.


BUZZ

CURIOSIDADE

 

Sobre o personagem

Suas características:

  • Extrovertido
  • Julgador
  • Sentimental
  • Intuitivo

Características físicas

Para transmitir a vibe moderna de Buzz, os elementos como óculos espelhados e celular sempre à mão foram designados para ele. Por ser antenado nas tendências, ele tem, literalmente, uma antena acima da cabeça, que é como se fosse seu radar de novidades. Sua roupa é uma junção de calça e botas, o que reforça o aspecto não convencional do personagem.

Model sheet | Poses | Expressões

Quais poses mais combinam com o Buzz? Dá só uma olhada! Com uma expressão autoconfiante, Buzz também transmite outras emoções.


DOODO

PROATIVIDADE

Sobre o personagem

Suas características:

  • Equilíbrio entre introvertido e extrovertido
  • Perceptivo
  • Pensativo
  • Equilíbrio entre intuitivo e sensitivo

Características físicas

Doodo está sempre com pressa. Suas longas pernas contam com patins para se deslocarem mais rapidamente. Ela tem feições de um pássaro, com bico e crista, o que também transmite que, se ela pudesse, voaria para ser mais ágil ainda. Algo a ser notado em Doodo é que ela não tem braços, por isso, carrega tudo em uma mochila da qual ela não se separa.

Model sheet | Poses | Expressões

Muito movimento e velocidade traduzem a Doodo. Veja só! Doodo está sempre alerta, o que é transmitido em suas principais expressões.


LEA e RASH

LIDERANÇA e CARISMA

Sobre os personagens


Suas características:

  • Equilíbrio entre todas.

Características físicas

Lea e Rash representam jovens adultos; têm um visual básico e prático – roupas confortáveis e ao mesmo tempo estilosas, como a calça de cintura alta de Lea. Eles são modernos, não seguem convenções de gênero e podem transitar em diversos cenários com seus looks.

Model sheet | Poses | Expressões

Dinâmicos e arrojados, Lea e Rash são despojados e alegres.

E então, gostou dos personagens da Voxel? Confira o projeto no Behance também!

Temos uma produção de conteúdo especializada em design e motion para Digital Signage. Fale conosco!